ANO LETIVO – Semana de Acolhimento terá programação diversificada

Publicado em 12 de Março de 2025 às 12:30
Autoria
Virginia Albuquerque - JORNALISTA

A programação está sendo organizada pela Diretoria de Ensino em conjunto com o Grêmio Estudantil

Campus Boa Vista receberá novos alunos e veterenos para início do ano letivo, nesta quinta-feria, 13
Campus Boa Vista receberá novos alunos e veterenos para início do ano letivo, nesta quinta-feria, 13

No período de 13 a 21 de março, será realizada, no Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), a Semana de Acolhimento dos Alunos, que contará com vasta programação. As atividades marcam o início do ano letivo 2025 para os cursos técnicos integrados ao ensino médio e subsequentes, bem como do semestre acadêmico 2025.1 para os cursos superiores.

Programação – Apresentação da equipe gestora, com o pronunciamento da diretora-geral do CBV, professora Luciana Leandro Silva; apresentação dos serviços e programas executados pela Coordenação de Assistência ao Estudante (Cae); apresentações culturais; rodas de conversa; apresentações dos cursos, por seus coordenadores; palestras sobre as especificidades do ensino médio na EPT e na educação básica; orientações e estratégias de saúde mental, e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); orientações pedagógicas sobre os direitos e deveres dos estudantes contidas no regimento institucional e no sistema de avaliação utilizado na unidade de ensino; além de oficinas sobre o uso do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), utilizado para o gerenciamento das atividades administrativas e pedagógicas.

Grêmio – O Grêmio Estudantil do CBV é um dos protagonistas na organização da Semana de Acolhimento, em conjunto com a Diretoria de Ensino da unidade. Ele coordenará algumas das principais atividades, entre elas a palestra sobre estratégias de saúde mental e o IF Tour, que tem como objetivo apresentar os espaços pedagógicos e administrativos aos novos estudantes. A diretoria do grêmio fará também a apresentação das principais ações desenvolvidas pelo órgão colegiado e um resumo do plano de trabalho para o ano letivo.

Segundo a aluna do 2.° ano do curso Técnico em Secretariado Letícia Melo Rodrigues, integrante do colegiado, a principal função de um grêmio estudantil é dar voz aos alunos, representando seus anseios e necessidades. “Quando nos dispomos a fazer algum projeto, neste caso, ajudar na Semana de Acolhimento, pensamos como alunos, por exemplo, o que eles desejariam. A maioria dos integrantes do grêmio é formada por alunos do 2.° ano, e nós não tivemos uma boa experiência em nossa semana de acolhimento. Então, com base em nossas experiências, queremos ajudar a transformar a primeira semana dos calouros em algo divertido. O IF é bem puxado no começo, e almejamos fazer desse momento algo mais leve”, disse.

Letícia atua como coordenadora de cultura e eventos. Ela explica que a atuação do grêmio é diversa. “O grêmio pode contribuir em ações como organização de eventos, realização de projetos. Podemos ainda representar os estudantes nos espaços de discussões e decisões coletivas, enfatizando as avaliações positivas ou negativas sobre as ações institucionais, e, no caso das negativas, podemos propor melhorias”, afirmou.

Protagonismo juvenil – Um dos aspectos mais importantes de um grêmio estudantil é o protagonismo juvenil. Por meio dele, os estudantes podem inspirar e incentivar outros estudantes a se engajar e participar de forma mais efetiva na comunidade escolar.

“Passamos por algumas dificuldades inicialmente, pois não fomos incluídos em projetos que a gestão organizou e não tivemos apoio para tirar alguns de nossos projetos do papel, mas agora estamos na expectativa de conseguir participar mais efetivamente das ações institucionais, implementando projetos que promovam o protagonismo juvenil e a participação cidadã dos estudantes”, relatou Letícia.