Os alunos interessados no recebimento do auxílio-alimentação e do auxílio-transporte já podem se inscrever no Edital 2/2025 da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Roraima (Proen/IFRR), que regulamenta o processo seletivo para as ações de assistência estudantil no exercício orçamentário de 2025, a serem executadas nos campi da instituição.
Conforme o edital, as inscrições ocorrem no período de 13 a 24 de março, exclusivamente pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), no endereço https://suap.ifrr.edu.br.
O edital pode ser acessado por meio do link a seguir https://www.ifrr.edu.br/seletivos/edital-n-22025proenifrr/.
Público-alvo - As ações de assistência estudantil são destinadas aos estudantes dos cursos técnicos e de graduação do IFRR na modalidade presencial com matrícula e frequência regulares, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar per capita de até um salário mínimo, conforme prevê a Lei 14.914, de 3 de julho de 2024, que instituiu a Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).
Objetivo - As ações de assistência estudantil no IFRR contribuem para que os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica tenham condições básicas para o acesso e a igualdade de permanência, na perspectiva do direito social assegurado pela Constituição Federal de 1988 e pela Pnaes, minimizando os efeitos da desigualdade socioeconômica e reduzindo os índices de retenção e evasão escolar.
A seleção constitui-se basicamente da avaliação da situação socioeconômica do candidato, mediante a análise da documentação exigida no edital.
Segundo o coordenador de Assistência Estudantil do Campus Boa Vista (CBV), Izaquiel Souza, os estudantes devem ficar atentos aos prazos de inscrição e à correta anexação no Suap dos documentos comprobatórios exigidos no ato do preenchimento do formulário de caracterização. “A não apresentação da documentação necessária pode resultar na desclassificação do candidato. Por isso, é fundamental que todos leiam atentamente o edital e sigam todas as orientações para garantir sua participação no processo seletivo dos auxílios", disse.