ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO – Lançado edital com vagas destinadas a pessoas que não possuem ensino médio

Publicado em 6 de Junho de 2024 às 13:00

A formação é destinada a estudantes com idade mínima de 18 anos que concluíram o ensino fundamental e que ainda não possuem o ensino médio

aereaCBVZO

Com um total de 35 vagas disponíveis para o curso gratuito Assistente em Administração, o CBVZO passará a receber, a partir da próxima terça-feira, dia 11, as pessoas que tenham interesse em se inscrever no processo seletivo, lançado com a publicação do Edital 6/2024.

A ação faz parte do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação de Jovens e Adultos (Proeja) integrado à formação inicial e continuada (FIC), desenvolvido nos institutos federais.

O curso Assistente em Administração Proeja-FIC é destinado a pessoas com idade mínima de 18 anos que concluíram o ensino fundamental e que ainda não possuem o ensino médio. Nele são desenvolvidos estudos da formação geral de ensino médio e, ao mesmo tempo, da formação inicial e continuada. Ele será realizado na modalidade presencial, com aulas no turno da noite (duração de dois anos).

Para se inscrever, as pessoas interessadas devem ir até à Coordenação de Registros Acadêmico (Cora) do CBVZO, localizado na Rua Professor Nonato Chacon, número 1976, Bairro Laura Moreira (Conjunto Cidadão), no horário das 8h às 12 horas e das 14h às 17 horas. As inscrições serão efetuadas por ordem de chegada até se completar o número de vagas ofertadas.

Conforme o cronograma divulgado no edital, o período de inscrições vai até o dia 24 de junho. As pessoas aprovadas deverão iniciar as aulas no segundo semestre deste ano.

Detalhes a respeito da documentação necessária, além dos demais prazos do processo, dos critérios de seleção, das ações afirmativas, entre outros, podem ser conferidos diretamente no edital.

Outras dúvidas que não possam ser esclarecidas mediante leitura do edital devem ser enviadas para a Comissão do Processo Seletivo 2024.2 por meio do endereço eletrônico seletivo.cbvzo@ifrr.edu.br.

CURSO – O curso Assistente em Administração na forma Proeja FIC conta com uma carga horária de 1.420 horas, divididas em dois anos, que é a duração da formação.

Além das aulas dos componentes curriculares da Base Nacional Comum, como Português e Matemática, fazem parte do currículo as disciplinas Fundamentos de Administração, Gestão de Pessoas, Gestão de Documentos e Arquivística e Empreendedorismo.

PROEJA – Criado em 2005, o Proeja tem por objetivo atender à demanda de acesso de jovens e adultos à educação profissional e tecnológica de forma articulada com a elevação da escolaridade, sendo voltado prioritariamente para trabalhadores e trabalhadoras, jovens e adultos na faixa etária fora daquela compreendida pelas regras da escolaridade universal obrigatória determinada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394, de 1996) e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação de Jovens e Adultos.

O programa abrange cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional e de educação profissional técnica de nível médio, os quais consideram as características de seu público (jovens e adultos).

A formação pode ser articulada ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador ou trabalhadora, de forma integrada ou concomitante.

FIC – A formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional são organizadas para preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e a reinserção de jovens e trabalhadores e trabalhadoras no mundo do trabalho.

Isso inclui cursos de capacitação profissional, aperfeiçoamento e atualização profissional de trabalhadores em todos os níveis de escolaridade. Abrange cursos especiais, de livre oferta, abertos à comunidade, além de cursos de qualificação profissional integrados aos itinerários formativos do sistema educacional.

Os cursos não têm carga horária preestabelecida e podem apresentar características diversificadas em termos de preparação para o exercício profissional de algumas ocupações básicas do mundo do trabalho ou relacionadas ao exercício pessoal de atividades geradoras de trabalho e renda.