Um dia totalmente diferente foi vivenciado por duas turmas da modalidade EAD (Educação a Distância) do CNP. Realizada no final de semana, a visita técnica no campus contou com a presença de estudantes das turmas do curso técnico em Alimentos, subsequente ao ensino médio, e de especialização em Agroecologia e Educação do Campo.

Além de conhecer as instalações do campus, as equipes técnicas e de ensino da unidade, colegas de turma, e ainda tirar dúvidas a respeito do projeto pedagógico, matriz curricular, entre outros assuntos relacionados a cada curso correspondente, as turmas também puderam ter contato com ambientes semelhantes ao que poderão trabalhar a partir da formação que estão cursando, visualizar aplicação de técnicas ensinadas nas aulas virtuais e com isso, ampliar os horizontes quanto às perspectivas de atuação no campo.
A estudante da especialização em Agroecologia e Educação do Campo, Fátima Bamberg aprovou a iniciativa da equipe do Nead (Núcleo de Educação a Distância) do CNP, em promover esta visita que, para ela, contribuiu para aproximar mais as turmas da realidade que encontrarão futuramente.
“Foi interessante. A gente realmente consegue visualizar melhor atividades de campo como produções em consórcio, por exemplo. Sai só do bibliográfico e é importante a gente poder ter essa prática, essa visão para enriquecer nosso aprendizado”, declarou.
Já a também estudante de especialização, Rossana Tartari disse que ficou surpresa com o espaço oferecido no campus e as possibilidades de aprendizado no local. “Conhecemos um espaço muito bom, com uma diversidade didática interessante, onde podemos ver na prática o que pode ser feito com sistemas diferenciados e aplicação de técnicas”, observou.
Michele Batista, do curso técnico de Alimentos, avaliou a visita como uma grande oportunidade que teve para aprender mais e entender como poderá atuar futuramente. “Eu me interesso muito pela área e gostei de poder conhecer ambientes específicos para a manipulação de alimentos. Isso faz com que possamos visualizar melhor com o que pretendemos trabalhar”, comentou.
O coordenador do Nead-CNP, professor Eliaquim Cunha, avaliou que o resultado da visita foi positivo, pois além de cumprir com a previsão de atividades presenciais no currículo dos cursos de EAD, foi oportunizado um contato maior com a estrutura e atividades do campus.
“As turmas puderam ter uma dimensão física e real da aplicação do aprendizado delas e também mais conhecimento a respeito de todo o apoio e estrutura que o IFRR disponibiliza seja na unidade de origem ou nas demais, tanto do interior como da Capital”, ressaltou.