A aula inaugural do curso Técnico em Informática na modalidade subsequente do Campus Bonfim do Instituto Federal de Roraima (IFRR) ocorrerá no dia 17 de março de 2025, às 19 horas. O evento marca o início da primeira turma de estudantes do curso, que terão a oportunidade de se qualificar na área de tecnologia da informação.
Com o tema “Como a informática resolve os problemas do mundo real?”, o evento será mediado pelo coordenador do curso, professor Antonio Almeida. Segundo a diretora da unidade, Eliana Santos, esta primeira oferta tem como público-alvo os egressos do ensino médio da região. “Logo também iremos ofertar o ensino técnico na modalidade concomitante e na forma integrada. Nesse planejamento, o Campus Bonfim pretende ofertar o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, verticalizando a oferta de cursos dentro do itinerário formativo de informação e comunicação”, disse.
Ainda conforme a diretora, este é um momento de alegria para o CAB, em que se pode oferecer ao Bonfim e a toda a região a oportunidade de formação profissional em uma área muito demandada no mundo do trabalho. “Tanto no setor público quanto no setor privado, a área possibilita aos egressos o poder de empreender”, explicou.
Curso – Forma profissionais capacitados para atuar no desenvolvimento e manutenção de sistemas computacionais, instalação e configuração de redes, suporte técnico e gestão de bancos de dados. Com carga horária total de 1.240 horas, é ofertado na modalidade presencial e pode ser realizado em três semestres, no mínimo, ou em seis semestres, no máximo. As aulas ocorrem no período noturno, e a primeira turma contará com 35 estudantes.
A formação dos estudantes está estruturada em três módulos, combinando disciplinas teóricas e práticas. No primeiro, os alunos terão contato com fundamentos de informática, lógica de programação, hardware, inglês técnico, redação técnica e matemática aplicada. No segundo, discutirão temas como sistemas operacionais, programação orientada a objetos, bancos de dados, desenvolvimento de aplicações web, estrutura de dados, metodologia científica e ética profissional. No terceiro e último módulo, aprenderão análise e projeto de sistemas, desenvolvimento avançado de aplicações web, redes de computadores, programação para dispositivos móveis, engenharia de software e empreendedorismo e inovação.
O profissional formado no curso estará apto a desenvolver sistemas computacionais, realizar modelagem e manutenção de banco de dados, instalar e configurar sistemas operacionais e redes de computadores, além de executar manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática.
O egresso poderá atuar em empresas de desenvolvimento de software, em departamentos de TI de organizações públicas e privadas, em suporte técnico, administração de redes e consultoria na área de tecnologia da informação.
Ascom/Reitoria
14/3/25