Na manhã desta quarta-feira, 2, foi divulgado o resultado da avaliação de reconhecimento do curso Licenciatura em Ciências Biológicas. Ele obteve conceito 4. A nota foi motivo de muita comemoração pelo grupo gestor do Campus Boa Vista (CBV), do Departamento de Educação a Distância (Dead), da Coordenação do curso, além de acadêmicos.
Para o coordenador do curso, professor Ismayl Carlos Cortez, o resultado representa um avanço significativo para os cursos a distância e expressa a soma de esforços coletivos. “Esse reconhecimento evidencia a qualidade do ensino ofertado e reforça o compromisso institucional com a formação acadêmica de excelência. Essa conquista terá um impacto direto no processo de aprendizagem dos acadêmicos dos polos do Amajari, de Boa Vista, Iracema, Caracaraí e São Luiz do Anauá, fortalecendo a credibilidade e a estrutura do curso. Com uma matrícula inicial de 168 acadêmicos, esse resultado reflete o empenho de toda a equipe envolvida e reafirma a importância da educação a distância como um caminho sólido para a formação de novos profissionais na área”, disse.
A diretora do Departamento de Educação a Distância do CBV, Isabel Sornberger Paulichi, explica que a avaliação do curso funciona não apenas como um mecanismo de mensuração de resultados, mas também como uma ação para a melhoria contínua. “É uma forma de comprovarmos que estamos comprometidos em ofertar um ensino de qualidade, que estamos evoluindo junto com as novas tecnologias e com as necessidades da nossa comunidade acadêmica. Temos o compromisso de ofertar cursos de formação de professores por meio de um processo de ensino e aprendizagem de qualidade em Boa Vista e nos demais municípios. Para isso, utilizamos uma gestão pedagógica articulada com as ferramentas digitais para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, tudo isso por meio do coordenador de curso, da equipe multidisciplinar, dos professores e dos tutores”, afirmou.
Fomento – O curso Licenciatura em Ciência Biológicas na modalidade EAD, assim com os demais cursos de licenciatura e de pós-graduação ofertados pelo Dead, é fomentado pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), possibilitando a contratação de tutores, coordenadores de polo, professores, coordenador de curso e equipe multidisciplinar.
Para a realização do curso, o CBV utiliza os espaços pedagógicos e a estrutura tecnológica dos polos do Instituto de Educação de Roraima (Ierr), localizados na Capital e nos municípios do interior.
Os acadêmicos do curso são os principais beneficiados com o resultado da avaliação, pois recebem a confirmação da qualidade da formação que estão recebendo. Para a aluna do Polo Boa Vista, Celeste Thais de Albuquerque Vilagelin, a excelente nota alcançada na avaliação ratifica o conceito de excelência que o IFRR possui. “Estou muito feliz e orgulhosa pelo meu curso de Ciências Biológicas em EAD. Esse resultado só confirma o que já sabia: estou estudando em um lugar sério, com ensino de qualidade. São tantas horas de estudos, discussões, provas e trabalhos que, às vezes, parece impossível de conciliar. Mas tudo está valendo a pena! Sei que estudar a distância tem seus desafios, principalmente manter a disciplina e o ritmo sozinho, mas essa conquista mostra que nosso esforço – meu, dos professores, dos tutores e dos colegas – está sendo reconhecido. É muito gratificante ver o curso sendo valorizado. Isso me dá ainda mais motivação para continuar aprendendo e dando o meu melhor. Tenho enorme gratidão por fazer parte dessa conquista”, contou.
Assim como Celeste, a do mesmo polo acadêmica Franciane Gomes de Brito expressa sua satisfação e reconhece o esforço de todos os que compõem a equipe do curso para oferecer uma formação integral. "Como acadêmica do sexto módulo, sinto-me feliz com esse expressivo resultado. Tenho observado o esforço e o compromisso de todos do IFRR na atenção e preocupação com o desempenho e desenvolvimento dos estudantes. Ressalto o quanto o ensino por meio da EAD tem evoluído no nosso estado e também em nosso país, proporcionado essa porta de entrada em um curso superior para pessoas que, assim como eu, precisam trabalhar fora, muitas vezes o dia todo, e também cuidar da família. Enfim, são várias responsabilidades que precisamos conciliar, e o IF nos permite isso. Destaco também a oferta de estágios, não somente o obrigatório, mas também a atuação em programas de iniciação a docência, como o Pibid, que tem nos colocado em campo para conhecermos e vivenciarmos a realidade educacional do nosso estado e, decerto, nos estimulado a seguir carreira com projetos importantes e um aprendizado vasto na área. Agradeço e parabenizo a todos!", declarou.
O relatório da Comissão de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) detalhou os índices alcançados em cada aspecto avaliado e frisou aqueles que contribuíram para o alcance da nota. “O curso evidencia uma proposta pedagógica coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e alinhada ao compromisso institucional com a democratização do ensino superior, especialmente no contexto amazônico. O curso articula objetivos formativos com as especificidades regionais, contribuindo para a formação de professores capacitados para atuar na Educação Básica, em áreas de difícil acesso e com diversidade sociocultural. O curso apresenta coerência pedagógica, compromisso social e estrutura institucional adequada, entre outros aspectos que foram bem avaliados”, pontua o documento.
Os pontos que necessitam de melhoria foram acolhidos pelo grupo gestor do curso e do CBV e serão incluídos na agenda de planejamento para a implementação das melhorias.