BV PRIDE - Startup é apresentada no Pitch Day, do Sebrae Roraima

Publicado em 1 de Novembro de 2023 às 10:26
Autoria
Virginia Albuquerque - JORNALISTA

A startup está em processo de pré-aceleração, projeto de iniciativa do Sebrae Roraima e execução da Semente Negócios

foto 1
foto 1

Os acadêmicos integrantes do Grupo de pesquisa Formação Docente, Diversidade Sexual e de Gênero na Educação Profissional e Tecnológica (GP-FDdisgEPT), do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), Diandro Felipe Nogueira Lima (CBVZO), Kezia Keulen Rodrigues Barbosa (CBV e CBVZO) e Ádria Varão Alves Roth (CBVZO), participaram nesta terça-feira, 31, do Pitch Day, evento que reúne startups pré-aceleradas durante quatro meses no ciclo de pré-aceleração do Sebrae Roraima, onde apresentaram a startup BV Pride.

A startup está em processo de pré-aceleração, projeto de iniciativa do Sebrae Roraima e execução da Semente Negócios.

O Pitch Day é um evento destinado à apresentação das ideias e estratégias das startups locais que receberam orientação durante o ciclo de pré-aceleração do Sebrae Roraima.

A diretora de extensão do CBV e integrante do grupo GP-FDdisgEPT, professora Marilda Bentes, explica que o foco da startup BV Pride é garantir maior segurança no que se refere à locomoção da comunidade LGBT+. “A startup consiste em um filtro a ser aplicado aos aplicativos de transporte. Na plataforma a gente consegue cadastrar o motorista e o passageiro que são da comunidade LGBT+ ou simpatizantes. Se a gente conseguir colocar isso em outros aplicativos de transporte na hora de solicitar o carro, por exemplo, você consegue adicionar a informação que prefere se locomover com motorista LGBT+ ou simpatizantes”, explicou Marilda.

A acadêmica do curso Técnico em Publicidade do CBVZO, Ádria Roth destaca que a comunidade LGBT+ enfrenta desafios diários ao se locomover pela cidade com medo, de sofrer discriminação e até mesmo violência. “Por isso, nossa startup surgiu com a missão de fornecer um ambiente mais seguro e acolhedor para todos, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero”, destacou.

A estudante enfatiza ainda de que maneira o curso de Publicidade ajudou no desenvolvimento da solução. “O curso de Publicidade teve papel fundamental no desenvolvimento deste projeto, pois coloquei meus conhecimentos em prática na startup. Vamos trabalhar incansavelmente para desenvolver um filtro de segurança mais eficiente e acessível possível, e o resultado é um produto que realmente pode fazer a diferença nas vidas das pessoas. Esperamos que outras cidades e comunidades adotem essa tecnologia para criar ambientes mais seguros e inclusivos. Nossa visão é um mundo em que todos possam se deslocar pela cidade sem medo, independentemente de quem são”, completou Ádria.

A integração de conhecimentos oriundos dos diversos cursos do IFRR contribui para a melhoria das soluções tecnológicas desenvolvidas por nossos acadêmicos, que trabalham em conjunto unindo expertises e agregando valor aos produtos. A acadêmica do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads/CBV), que também é aluna do Curso Técnico em Publicidade (CBVZO), Kezia Keulen Barbosa, afirma que utilizar os conteúdos aprendidos tanto no Tads como em Publicidade, representa um diferencial para o desenvolvimento da startup. “Esses conhecimentos de maneira integrada foram fundamentais para o desenvolvimento da nossa startup. Estamos finalizando mais uma etapa satisfeitos com a nossa trajetória até aqui. Queremos inspirar outros empreendedores a focar em projetos com esse propósito, mostrando que é possível fazer a diferença na comunidade e ter sucesso ao mesmo tempo”, disse Kezia.

“Para nós do grupo de pesquisa é uma satisfação enorme termos nossos estudantes participando de um evento tão importante com um projeto dessa magnitude, o que demonstra o quanto nossa luta na disseminação de mensagens sobre a não discriminação é valiosa e ultrapassa os muros da nossa instituição. A startup foi validada pela Associação Grupo Athena Cores de Roraima, que lida diretamente com a comunidade em questão, e nos apresentou essa demanda, a partir da qual surgiu a ideia da startup. Esse trabalho integrado entre o CBV e a Athena Cores mostra que a educação está a serviço de todos. Assim, os discentes também cumprem o seu papel diante da responsabilidade social com foco no atendimento daqueles que de alguma forma, sofrem discriminação. Agradecemos ao Sebrae Roraima pelo reconhecimento das startups que se destacaram no ciclo de pré-aceleração, com potencial impacto no cenário roraimense. Parabéns à equipe formada pelos alunos Diandro, Kezia Keulen e Ádria Roth, pois sabemos do esforço e dedicação para alcançar esse sucesso”, finalizou Marilda.