EAD

Campus Amajari do IFRR realiza atividades em curso pioneiro em Roraima

Publicado em 30 de Abril de 2025 às 15:32
Autoria
Bruna Branco - JORNALISTA

Curso de Letras-Português/Línguas Indígenas é ofertado a distância e atende 180 estudantes em cinco municípios

Polo Cantá
Polo Cantá

A equipe do curso de Letras-Português/Línguas Indígenas do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (IFRR) realizou, nos dias 17 a 25 de abril de 2025, uma visita aos polos de educação a distância (EAD) localizados nos municípios do Amajari, Pacaraima, Uiramutã, Normandia e Cantá. O objetivo foi promover atividades presenciais que integram o curso, lançado em dezembro de 2024 em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Com 180 alunos distribuídos nos cinco polos, o curso é inédito em Roraima e responde às demandas regionais, especialmente no que se refere à valorização e ao ensino das línguas indígenas macuxi e wapixana. A formação tem duração de quatro anos e visa preparar profissionais para atuarem com ênfase nas realidades sociolinguísticas e culturais das comunidades indígenas de Roraima.

Durante a visita, foram ministradas presencialmente as disciplinas História Oral e História dos Povos Indígenas pelo professor José Victor Dornelles Mattioni. Os encontros ocorreram no período noturno e buscaram reforçar a importância da tradição oral e das narrativas históricas locais na formação dos futuros licenciados.

Para Mattioni, a realização das atividades presenciais foi importante para todos, pois permitiu à equipe do curso conhecer as diversas realidades e os encontros culturais presentes em Roraima. “Em todas as aulas, nós fomos agraciados com belas iniciativas que os estudantes do curso estão promovendo em suas comunidades, expondo um anseio por aprender e compartilhar saberes. Como professor, fiquei lisonjeado com as participações ativas e animado com os discentes”, disse.

Segundo o coordenador da Educação a Distância do CAM, Márcio Granez, a viagem foi um marco para a equipe do EAD. “A viagem foi um momento muito especial para toda a equipe do Campus Amajari. Em especial, destaco a participação efetiva dos estudantes nas atividades desenvolvidas, o entusiasmo com que relataram sua experiência no curso e as perspectivas profissionais que se abrem a partir dessa graduação em Letras- Português/Línguas Indígenas.”, declarou.

O roteiro da viagem envolveu deslocamentos por terra entre os polos do Amajari, Pacaraima, Uiramutã, Normandia e Cantá. A iniciativa também proporcionou maior integração entre docentes e alunos, contribuindo para o fortalecimento da identidade do curso e para a valorização das línguas e culturas indígenas do estado.

Ascom/Reitoria

29/04/25