Palestra, roda de conversa e oficinas fazem parte da programação desta semana, voltada para os servidores do Campus Avançado Bonfim (CAB) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e para profissionais convidados do Colégio Estadual Militarizado Aldébaro José Alcântara. Nos dias 12 e 13 de agosto, eles se reúnem no 18º Encontro Pedagógico do CAB, que aborda o tema “Construindo uma educação inclusiva e tecnológica: Desafios e oportunidades na prática pedagógica”.
Nesta edição, os participantes recebem duas convidadas para discutir a temática do evento: Taynara Jessica Lima, psicóloga especialista em Neuropsicologia e em Análise do Comportamento aplicada ao TEA e à deficiência intelectual, que proferirá a palestra “O que é o TEA e como manejar comportamentos disruptivos”; e Antônia Ideane Alves da Cunha, pedagoga, que conduzirá a roda de conversa “Práticas de ensino na educação inclusiva”.
A diretora de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do CAB, professora Claudete Correa dos Santos, destaca que o foco do encontro é a reflexão sobre a educação inclusiva e tecnológica. “Ao integrar tecnologias inovadoras com práticas pedagógicas inclusivas, compreendendo os desafios e oportunidades na prática pedagógica, buscamos transformar a experiência educacional para todos os estudantes, proporcionando um ambiente onde cada indivíduo possa desenvolver seu potencial ao máximo. A educação inclusiva e tecnológica representa um dos pilares mais significativos para o avanço e a democratização do ensino”, afirmou.
Confira abaixo a programação completa do 18º Encontro Pedagógico do CAB:
DIA 12 DE AGOSTO
8h30 – Abertura do evento
9h – Palestra: O que é o TEA e como manejar comportamentos disruptivos, com Taynara Jessica Lima
10h – Roda de conversa: Práticas de ensino na educação inclusiva, com Antônia Ideane Alves da Cunha
14h às 17h – Troca de ideias entre docentes e estruturação de Projetos Integradores e Planos de Ensino
DIA 13 DE AGOSTO
8h às 11h – Oficinas
Oficina: Estruturação de plano de ensino na perspectiva inclusiva, com Holtton Bruno Schuertz Alves (Coped) e Isabel Pinto (Coped)
Oficina: Como posso adaptar atividades na perspectiva inclusiva, com Jullyandry Coutinho Viana dos Santos (Capne) e Isabel Pinto (Coped)
13h – Bate-papo com a gestão
14h30 – Brainstorming com a Direção de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação e Coordenações de Curso
15h45 – Encerramento