Campus Avançado Bonfim promove ação para conscientizar sobre a síndrome de Down

Publicado em 18 de Março de 2024 às 16:43
Autoria
Laura Veras - JORNALISTA

Público-alvo são os estudantes da unidade, que poderão acompanhar, nos dias 19 e 20, a exibição de um filme sobre a temática

Cine_Inclusão-
Cine_Inclusão-

Em 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Em alusão à data, o Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR), por meio da Coordenação de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Capne), vai realizar, nos dias 19 e 20 do mês, a ação Cine Inclusão para estudantes do ensino médio concomitante da unidade.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre os direitos igualitários e a inclusão de todos os indivíduos com síndrome de Down. O filme exibido será “O filho eterno”, drama brasileiro lançado em 2016, dirigido por Paulo Machline, que tem no elenco atores como Marcos Veras e Débora Falabella. Confira abaixo mais informações sobre a exibição:

Dia 19/3

Horário: às 9 horas

Público-alvo: estudantes de Agroecologia

Local: sala 2

Dia 20/3

Horário: às 9 horas

Público-alvo: estudantes de Administração

Local: sala 1

A DATA – O dia 21 de março representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21, que causa a ocorrência genética da síndrome de Down. O objetivo da data é celebrar a vida das pessoas com a síndrome e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade.

SINOPSE DO FILME – O casal Roberto (Marcos Veras) e Cláudia (Débora Falabella) aguardam ansiosamente pela chegada de seu primeiro bebê. Roberto, que é escritor, vê a chegada do filho com esperança e como um ponto de partida para uma mudança completa de vida, mas toda a áurea de alegria dos pais é transformada em incerteza e medo com a descoberta de que Fabrício, o bebê, é portador da síndrome de Down. A insatisfação e a vergonha tomam conta do pai, que terá de enfrentar muitos desafios para encontrar o verdadeiro significado da paternidade.

Com informações do Movimento Down