Campus Boa Vista publica edital para adesão ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD)

Publicado em 24 de Dezembro de 2024 às 11:30
Autoria
Virginia Albuquerque - JORNALISTA

O edital é válido até 31 de dezembro de 2025, podendo ser prorrogado conforme o interesse da administração

PGD 2.0
PGD 2.0

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) divulgou o edital de chamamento para servidores interessados em aderir ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD 2.0). O edital completo está disponível no link https://suap.ifrr.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/321275/.

Como aderir ao PGD - Os servidores interessados em participar devem realizar a inscrição no módulo específico do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). O processo consiste em acessar a opção “Programa de Gestão/PGD 2.0/Meu PGD” e, em seguida, clicar no botão para solicitar a adesão.

Depois da manifestação de interesse, cabe ao chefe imediato autorizar a participação do servidor e iniciar um processo administrativo contendo a lista dos participantes do setor, com os respectivos documentos exigidos no edital devidamente anexados.

Novidades do PGD 2.0 - Nesta nova versão do programa, a execução das atividades só poderá ser iniciada depois da aprovação, pelo chefe imediato, do Plano Individual de Trabalho (PIT), que deve estar alinhado ao Plano de Entregas Setorial (PES).

O edital é válido até 31 de dezembro de 2025, podendo ser prorrogado conforme o interesse da administração. No entanto, é importante destacar que o programa é restrito aos servidores cujas atribuições permitam a mensuração objetiva da produtividade, dos resultados e do desempenho. Atividades que exijam a presença física na unidade de trabalho não estão contempladas pelo PGD.

PGD - Instituído pela Resolução do Conselho Superior do IFRR 805, de 16 de outubro de 2024, o programa é um modelo inovador de gestão que prioriza a mensuração de resultados em detrimento do controle de frequência e assiduidade. Essa abordagem possibilita a realização de atividades fora das dependências do órgão (teletrabalho), proporcionando maior flexibilidade e autonomia ao servidor.

Orientações adicionais - Para auxiliar os interessados, será encaminhado para os e-mails institucionais, um tutorial com o passo a passo para servidores participantes e seus chefes imediatos. Além disso, é possível consultar perguntas frequentes sobre o programa no site oficial do governo federal, na página https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/programa-de-gestao/nova-in-2023/faq.

Para a ex-diretora do CBV, professora Joseane Cortez, cujo grupo gestor foi responsável pelos trâmites da elaboração do edital, a entrega do PGD representa um marco do encerramento de sua gestão no que se refere aos servidores técnico- administrativos. “Ao findar o exercício de minha gestão, considerei a importância de concluir essa ação, uma vez que passamos bastante tempo analisando o processo, tendo a comissão interna do CBV prestado vários assessoramentos aos servidores da comissão central do PGD, como preparação e orientação a cada setor sobre as possibilidades ou não de aderir. Caberá agora uma avaliação por parte da nova gestão sobre os ajustes necessários. Agradeço o trabalho exaustivo da comissão, que não mediu esforços para estudar a legislação e compreender as ações e competências que necessitam ser cumpridas com responsabilidade para que tudo ocorra da melhor maneira possível, garantindo efetividade no trabalho e responsabilidade institucional”, disse.