Campus Bonfim promove aula magna do curso Técnico em Agropecuária em EAD

Publicado em 4 de Agosto de 2025 às 10:32
Autoria
Sofia Lampert - RELACOES PUBLICAS

O evento contará com a presença da palestrante Bruna Rufino dos Santos, zootecnista, coordenadora do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Senar Roraima

Fachada do CAB
Fachada do CAB

O Campus Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) realizará, no dia 15 de agosto, às 19 horas (horário local), a Aula Magna do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio na modalidade Educação a Distância (EAD). O evento, que será virtual, poderá ser acessado por meio do link da Conferência RNP: conferenciaweb.rnp.br/ifrr/cctagro.

Com o tema A Nova Cara do Agro em Roraima: Inovação, Sustentabilidade e Profissionalização, a aula magna contará com a presença da palestrante Bruna Rufino dos Santos, zootecnista, mestre em Recursos Naturais e coordenadora do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Senar Roraima. A mediação será feita pelo coordenador do curso no CAB, professor André Ferreira Silva.

A atividade marca a abertura oficial da primeira turma do curso, que está sendo ofertado, pela primeira vez no Campus Bonfim, para um total de 100 estudantes distribuídos entre os polos Bonfim e Normandia, cada um com 50 vagas.

Com carga horária total de 1.200 horas, o curso é estruturado em regime modular e será desenvolvido com no mínimo 20% da carga horária ofertada de forma presencial. A proposta foi concebida para atender às demandas locais por formação técnica qualificada no setor agropecuário.

De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, a criação do Técnico em Agropecuária está diretamente relacionada ao potencial produtivo da região nordeste de Roraima, que reúne centenas de propriedades rurais e uma expressiva atuação da agricultura familiar. Dados do último Censo Agropecuário revelam que grande parte dessas propriedades ainda não conta com assistência técnica, o que reforça a importância de profissionais capacitados para atuarem de forma inovadora e sustentável no campo.

Conforme o documento, a proposta formativa do curso contempla uma abordagem integrada entre teoria e prática, respeitando as especificidades ambientais, sociais e culturais da região. Além disso, o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação amplia o alcance da educação pública, gratuita e de qualidade a diferentes comunidades, inclusive indígenas e ribeirinhas.

O coordenador do curso, professor André Ferreira Silva explicou o que representa o evento para a instituição. “Essa aula magna é o ponto de partida de um projeto grandioso. Mais do que ofertar um curso, o IFRR está abrindo portas para a transformação da realidade local, qualificando jovens e adultos para que sejam protagonistas de um agro mais técnico, sustentável e inclusivo em Roraima”, disse.

Já o diretor do CAB, professor Tomas Hernandez, destacou a relevância da oferta do curso. “O IFRR/CAB reafirma, com esta nova oferta, seu compromisso institucional com a formação cidadã, o desenvolvimento regional e a promoção da justiça social por meio da educação profissional. A iniciativa representa mais um marco para a expansão e interiorização da educação profissional no estado”, declarou.

Fonte: André Ferreira Silva

Adaptado por Sofia Lampert

Revisão textual: Antonio Matos

Foto: Ascom/Reitoria

4/8/2025