Campus Novo Paraíso apoia Encontro Intercultural e Artístico em Rorainópolis

Publicado em 16 de Junho de 2025 às 16:04
Autoria
Antonio Matos - REVISOR DE TEXTOS
Sofia Lampert - RELACOES PUBLICAS

Com foco em diversidade e cidadania, o evento ocorreu no último sábado, 14, contando com apresentação artística, oficinas e lanche comunitário

Apresentação cultural
Apresentação cultural

No último sábado, 14, o segundo maior município de Roraima recebeu o Encontro Intercultural e Artístico: Momento da Cultura em Rorainópolis. Integrando as ações do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), a atividade contou com o apoio do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP/IFRR) por meio da Coordenação de Extensão, mais especificamente, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e do Núcleo de Arte, Cultura e Esporte (Nace).

Realizado na Escola do Legislativo (Escolegis), no centro da sede do município, o evento teve início no começo da manhã e registrou significativa participação da comunidade local. A programação, gratuita, contou com apresentações culturais, oficinas formativas e lanche comunitário.

Oficina de teatro

A abertura foi marcada pela apresentação artística “Encontro dos Felinos de Rorainópolis”. Também foram ofertadas algumas oficinas ao público: Decifrando Paradigmas, conduzida pelo agente territorial Elvis Nepomuceno, que abordou arte impressionista e desenho abstrato; Teatro pra Quem Nunca Fez Teatro, ministrada pela atriz e professora Marisol Cruz, que trabalhou jogos teatrais e expressão corporal; e Políticas Culturais, com Leonardo Brito, que discutiu o acesso a recursos públicos e direitos culturais.

Para Nepomuceno, um dos ministrantes das oficinas, o evento deu visibilidade aos talentos locais, promoveu a troca de saberes e reforçou a importância da cultura no desenvolvimento social do município.

Oficina de políticas públicas

Durante a abertura, a professora de Sociologia do CNP e presidente do Neabi, Ludmila Freitas, falou sobre a proposta do encontro. “A iniciativa representa um espaço de valorização das múltiplas identidades culturais presentes no município, reconhecendo a cultura como direito e instrumento de transformação social”, disse.

O coordenador estadual do Programa de Agentes Territoriais de Cultura, Adnan Assad Youssef Filho, que também é servidor do IFRR e coordenador do Núcleo de Parcerias do instituto, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), explicou que o evento integra as estratégias do MinC voltadas à ampliação do acesso às políticas culturais e reforça o compromisso com a promoção da cidadania por meio da cultura.

Texto: Sofia Lampert

Revisão: Antonio Matos

Ascom/Reitoria

Fotos: organização do evento

16/6/2025