A comunidade acadêmica, os moradores do entorno do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP/IFRR), no Município de Caracaraí, e a população roraimense em geral podem participar da pesquisa de interesse na criação do curso superior Tecnologia em Produção Pesqueira, que está sendo estudada pelo IFRR.
O levantamento tem como objetivo identificar a demanda pelo curso e reunir informações que subsidiem o planejamento institucional, contribuindo para o fortalecimento da oferta formativa no campus e para o desenvolvimento socioeconômico regional. O formulário de participação, que ficará disponível até 19 de novembro, pode ser acessado pelo link https://forms.gle/tfKsUKiye9i27cQs6.
De acordo com a presidente da comissão responsável pela condução da pesquisa, instituída pela Portaria 2706/GAB-CNP/IFRR, de 16 de junho de 2025, professora Gabriela Rocha Rodrigues, a proposta do curso visa atender às demandas de um setor de grande relevância para o estado e para a Região Norte. “A atividade pesqueira e aquícola é uma área relevante na economia da Região Norte, mas necessita de intervenções contínuas, direcionadas ao seu aprimoramento, diminuição de perdas e, principalmente, redução de impactos ambientais decorrentes dessas atividades. Nesse sentido, o mercado da pesca exige estruturação profissional para que se torne mais rentável e socialmente justo”, explicou.
A docente acrescentou que, caso implementado, o curso formará profissionais aptos a atuar na cadeia produtiva do pescado, em atividades de gestão e preservação de ecossistemas aquáticos, planejamento, produção e assistência técnica dentro do setor.
Conforme a diretora-geral do CNP, professora Vanessa Vasconcelos, caso aprovada, a nova graduação será o primeiro curso superior de tecnologia ofertado pelo campus, que atualmente oferece o Bacharelado em Agronomia e que analisa a implementação de uma licenciatura. “A iniciativa reforça o compromisso do IFRR em diversificar e expandir sua oferta educacional, alinhando-se às potencialidades produtivas do estado e às demandas da sociedade roraimense”, complementou.
Texto: Sofia Lampert
Revisão textual: Antonio Matos
Foto: Ascom/Reitoria
16/10/2025