Na próxima quarta-feira, 30, o Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR) realizará um grande evento em homenagem aos povos originários. Intitulado Momento Cultural dos Povos Indígenas, ele contará com programação diversificada ao longo dos três turnos. A unidade, localizada no Bairro Laura Moreira, na Capital, convida a comunidade acadêmica e o público em geral a participar das atividades.
Programação (resumo):
Manhã:
Serão ofertadas oficinas de grafismo, tinturas, tecelagem de algodão, culinária e línguas indígenas. Paralelamente, haverá uma feira de produtos indígenas com itens à venda nos corredores do campus.
Tarde:
Serão realizadas oficinas de elaboração de projetos culturais e de construção de portfólios voltadas especialmente para indígenas de associações e demais interessados. Essas atividades serão coordenadas pelo Comitê de Cultura de Roraima.
Noite:
Haverá apresentações culturais, incluindo as danças tradicionais parixara e tribais, além de show musical.
O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do CBVZO e conta com o apoio do Comitê de Cultura de Roraima e de associações indígenas locais: Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (Omir), Organização dos Indígenas da Cidade (Odic), Associação Estadual Indígena Kamuu Kandan do Estado de Roraima (Aeikker), Associação Cultural Indígena do Estado de Roraima Kapoi, Associação dos Migrantes Indígenas Roraimö (Amir), Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos (APTSM), entre outras.
Segundo o coordenador do Neabi/CBVZO, professor Marcos Antônio Oliveira, o evento é de grande relevância, considerando a data comemorativa e as características demográficas de Roraima. “Considerando o Dia Nacional dos Povos Indígenas em um estado que possui a maior população indígena, proporcionalmente, julgamos fundamental dar visibilidade às pautas dos povos indígenas. Nosso evento, em parceria com as associações de Boa Vista, permitirá que os próprios indígenas falem por si. Teremos oficinas, palestras e apresentações culturais organizadas e conduzidas por eles. Nossa comunidade acadêmica e o público externo terão a oportunidade de interagir diretamente com artesãos, artistas e representantes indígenas, promovendo uma rica troca de saberes e o combate a preconceitos e equívocos”, explicou.
Em breve, serão divulgados os nomes dos ministrantes das oficinas e o link para inscrições. Os interessados devem acompanhar as informações pelo portal institucional e pela página do CBVZO no Instagram: @ifrrcbvzo.
Eventos relacionados em outros campi do IFRR
Outras unidades do IFRR também organizaram eventos com a temática indígena neste mês por meio dos respectivos Neabis:
Campus Boa Vista (CBV) – Localizada no Bairro Pricumã, a unidade segue com programação ativa. Saiba mais aqui.
Campus Amajari (CAM) – Realizou seu evento no dia 16, com programação diversificada, tendo destaque palestra sobre o marco temporal. Relembre aqui.
O IFRR também participou do evento nacional de lançamento do 18.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 18) – Igualdade Étnico-Racial –, com foco nos povos indígenas, realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR). Confira aqui.
Texto: Sofia Lampert
Revisão textual: Antonio Matos
Foto: Neabi/CBVZO
Ascom/Reitoria
23/4/2025