Com mais de 60% de aceitação, obtida no último processo de consulta à comunidade para escolha de dirigentes do IFRR, ocorrido nos dias 2 e 3 de setembro, o professor Isaac Sutil será reconduzido ao cargo de diretor-geral do CBVZO por mais quatro anos, ou seja, para o quadriênio 2024-2028.
Sutil disputou este processo de escolha com outro candidato, o professor Antonio Ferreira da Silva, que obteve 21,2% dos votos válidos. Ao todo, foi registrado o percentual de 2,535% de votos nulos e de 0,901% de votos em branco na unidade de ensino do IFRR na zona oeste da Capital. Conforme o regulamento, tinham direito de voto professores e professoras, técnicos e técnicas, e estudantes.
O CBVZO é o segundo campus mais novo do instituto, com apenas 10 anos de criação. Ele foi criado para atender à crescente demanda da região com maior concentração de camadas sociais em vulnerabilidade na Capital. Hoje oferta quatro cursos técnicos, nas modalidades integrada e subsequente, e 2 superiores, sendo um de graduação e outro de pós-graduação, além de cursos de formação inicial continuada (FIC). A proposta do diretor reeleito é voltada para a ampliação de todas as condições de atendimento à população.
Para isso, ele registrou, no plano de trabalho apresentado à comunidade, propostas como articulações com a Reitoria do IFRR para a ampliação da estrutura física e para o fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e inovação no campus.
No documento consta também a formação, o fortalecimento e a ampliação de parcerias com instituições de ensino superior e entidades sociais para a melhoria da capacidade de formação da unidade de ensino.
Ainda dentro da área do ensino, Sutil se comprometeu em fazer movimentações em direção à abertura de novos cursos em todos os níveis de ensino já oferecidos no campus, além de pleitear, perante o comitê orçamentário do IFRR, a possibilidade de ampliação da assistência estudantil.
As ações propostas pelo diretor reeleito contemplam todas as dimensões de funcionamento das unidades do instituto: ensino; pesquisa, pós-graduação e inovação; extensão; educação a distância; tecnologia da informação; gestão de pessoas; comunicação e marketing institucional; e planejamento e desenvolvimento institucional/gestão administrativa. O plano pode ser conferido na íntegra acessando-se a área criada para informações sobre o processo de Escolha de Dirigentes do IFRR - 2024.
Para o diretor, a possibilidade da realização de um processo democrático dentro de uma instituição de ensino, por si só, já é uma vitória, e esse resultado, além de fazer valer a vontade da maioria, serve como um retorno a respeito do trabalho que desenvolveu nos últimos quatro anos, sendo a comprovação da possibilidade de estar trilhando o caminho de resultados aprovados pela comunidade do campus.
“É cada dia mais importante estimular e fortalecer ações democráticas entre as instituições e na sociedade em geral. Fico muito feliz pelo fato de o IFRR poder dar esse exemplo e promover um processo como esse, principalmente para nossa comunidade estudantil, que, desde cedo, começa a exercer a cidadania. E mais feliz ainda pelo resultado. É, em boa maneira, uma forma de ter um norte sobre as ações que venho executando e uma aprovação para dar continuação a um projeto voltado não apenas para a comunidade interna do CBVZO, mas também para o entorno e para toda a sociedade roraimense, para que possam acessar aqui um ensino público, de qualidade, gratuito e inclusivo, que visa ir além dos muros da nossa instituição e servir para o estado de forma geral”, declarou.
PERFIL – Diretor do CBVZO desde 2020, o professor Isaac Sutil é paranaense, residente em Roraima desde 2008, concursado do IFRR desde 2012, com atuação inicial no Campus Novo Paraíso (CNP), e professor do CBVZO desde 2015, passando a fazer parte da gestão do campus em 2019 como diretor de Ensino, sendo eleito pela primeira vez para a Direção-Geral em 2020.
Sutil possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Maranhão, especialização em Educação Profissional pela Universidade Estadual de Roraima e mestrado em Ensino de Ciências pela mesma instituição.