Comissão Eleitoral da CIS recebeu 21 inscrições de TAES de todas unidades do IFRR

Publicado em 1 de Setembro de 2025 às 15:49
Autoria
Rebeca Silva - JORNALISTA

Serão nove escolhidos na consulta pública, que ocorrerá de 4 a 8 de setembro, via Suap.

Serão nove escolhidos na consulta pública, que ocorrerá de 4 a 8 de setembro, via Suap (Foto: Divulgação)
Serão nove escolhidos na consulta pública, que ocorrerá de 4 a 8 de setembro, via Suap (Foto: Divulgação)

A Comissão Eleitoral responsável pela condução do processo eleitoral de composição da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Cargos e Carreiras dos Técnicos Administrativos em Educação (CIS-PCCTAE) para o triênio 2025-2028 divulgou, nesta segunda-feira, 1.º de setembro, a lista preliminar dos candidatos inscritos.

Foram 21 candidatos inscritos dos cinco campi e da Reitoria. A homologação da lista será publicada dia 3 de setembro. Com isso, no dia 4 de setembro, inicia-se a votação dos candidatos a membros titulares e suplentes da CIS para um mandato de três anos. Serão nove escolhidos na consulta pública, que ocorrerá de 4 a 8 de setembro, via Suap.

De acordo com a presidente da comissão eleitoral, Oritha Andrea Moraes Cardoso, podem votar apenas os servidores técnico-administrativos pertencentes ao plano de carreira, incluindo os aposentados e pensionistas. “A organização da categoria técnico-administrativa é um dos pilares para garantir avanços concretos na nossa carreira e no ambiente de trabalho”, disse.

A CIS representa esse espaço coletivo de construção e defesa dos direitos dos servidores, atuando com base em um olhar técnico, participativo e propositivo. “Por isso, é fundamental que os servidores TAEs acompanhem e participem de todo o processo eleitoral que foi deflagrado. A nova composição da CIS será a voz da nossa categoria nas discussões estratégicas que envolvem o desenvolvimento profissional e a valorização da carreira no âmbito do IFRR”, explicou Oritha.

Oritha reforça que a instalação da CIS no IFRR é um passo fundamental para fortalecer a carreira dos TAEs na instituição. A comissão atua como elo entre os servidores e a gestão institucional, propondo melhorias, acompanhando a execução do plano de capacitação e qualificando a implementação do PCCTAE. A CIS também examina casos omissos, propõe soluções e pode encaminhá-los à instância nacional, quando necessário.

Além disso, a atuação da CIS é essencial em temas como estes:

✔️ Estágio probatório

✔️ Concursos públicos

✔️ Qualificação e capacitação

✔️ Concessão de incentivos à qualificação

✔️ Progressões por capacitação

✔️ Estruturação e dimensionamento de pessoal

✔️ Alocação de vagas

Criada pela Portaria do MEC 2.519, de 15 de julho de 2005, a CIS-PCCTAE serve para auxiliar os servidores em diferentes aspectos da carreira. No âmbito do IFRR, o seu regulamento já foi aprovado pelo Conselho Superior (Consup), órgão máximo de deliberação da instituição, conforme a Resolução 049, de 26 de setembro de 2011.

De acordo com o documento, os trabalhos da comissão serão considerados de natureza preferencial e têm, para os seus executores, prioridade sobre quaisquer outras atividades da instituição, nos termos da legislação vigente.

'

Ascom/Reitoria

Rebeca Lopes

Fotos: Divulgação

1/9/2025