O Instituto Federal de Roraima (IFRR) iniciou os trabalhos para a composição da Comissão Interna de Supervisão (CIS), responsável por acompanhar, orientar, fiscalizar e avaliar a implementação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). A primeira reunião da comissão eleitoral, em 30 de junho, teve como foco a estruturação das ações iniciais do pleito. A próxima reunião já está marcada para o dia 21 de julho, quando serão discutidos o edital de convocação e o planejamento das visitas aos campi.
Com o objetivo de assegurar a representatividade dos servidores técnico-administrativos (TAEs) de todas as unidades do IFRR, a CIS será composta por membros eleitos entre os próprios pares, com mandato de três anos e possibilidade de uma recondução. A quantidade de representantes será definida conforme a proporção mínima de um representante para cada 50 servidores ativos, aposentados ou instituidores de pensão, com um número total entre 3 e 20 integrantes.
De acordo com a presidente da comissão eleitoral, Oritha Andrea Moraes Cardoso, a instalação da CIS no IFRR é um passo fundamental para fortalecer a carreira dos TAEs na instituição. A comissão atua como elo entre os servidores e a gestão institucional, propondo melhorias, acompanhando a execução do plano de capacitação e qualificando a implementação do PCCTAE. A CIS também examina casos omissos, propõe soluções e pode encaminhá-los à instância nacional, quando necessário.
Além disso, a atuação da CIS é essencial em temas como:
✔️ Estágio probatório
✔️ Concursos públicos
✔️ Qualificação e capacitação
✔️ Concessão de incentivos à qualificação
✔️ Progressões por capacitação
✔️ Estruturação e dimensionamento de pessoal
✔️ Alocação de vagas
A organização da categoria técnico-administrativa é um dos pilares para garantir avanços concretos na carreira e no ambiente de trabalho. A CIS representa esse espaço coletivo de construção e defesa dos direitos dos servidores, atuando com base em um olhar técnico, participativo e propositivo.
“Por isso, é fundamental que os servidores TAEs acompanhem e participem de todo o processo eleitoral que será deflagrado nos próximos dias. A nova composição da CIS será a voz da nossa categoria nas discussões estratégicas que envolvem o desenvolvimento profissional e a valorização da carreira no âmbito do IFRR”, explicou Oritha.
Segundo Oritha, mais informações sobre a CIS estarão disponíveis, em breve, na página oficial da comissão, atualmente em fase de estruturação. A comissão responsável pela condução do processo eleitoral está amparada na Portaria nº 2783/Gab-Reitoria/IFRR, de 25 de junho de 2025.
Ascom/Reitoria
Fotos: Divulgação
7/7/2025