Depois de uma semana de compromissos e visitas técnicas a instituições públicas e privadas no Estado do Amazonas (AM), a comitiva do Instituto Federal de Roraima (IFRR), formada por gestores e professores que atuam na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação, encerrou sua participação na programação.
Nesta quinta-feira, 19, a equipe esteve na empresa TPV/Envision, onde apresentou portfólio institucional com projetos de interesse para financiamento desenvolvidos em campi do IFRR. A TPV/Envision é uma das maiores fabricantes de telas do mundo. Ela atua no mercado há quase noventa anos. De nacionalidade tailandesa, produz televisores, monitores e produtos de áudio.
Para a diretora da Agência de Inovação (Agif) do IFRR, Karla Santana, a semana foi muito produtiva. “Tivemos a oportunidade de conhecer diversas instituições e de estabelecer possíveis parcerias e protocolos de intenções. Nosso objetivo agora é construir projetos e encaminhar para essas instituições, que estão aguardando nosso material para avaliar e, posteriormente, aportar recursos dentro de nossos projetos. Classifico como uma visita que nos vai dar muitos projetos P&D [processo de pesquisa e desenvolvimento] com recursos via Lei de Informática”, explicou. Karla mencionou ainda que já há um alinhamento entre o IFRR e o Centro Internacional de Tecnologia de Software (Cits) para assinatura de parceria.
Para o coordenador regional da Suframa-Roraima, Jandirocy Bispo, que também participou das reuniões, a ação idealizada pelo IFRR foi muito proveitosa. “A oportunidade de conhecer empresas e indústrias no Amazonas só traz melhoria no processo de prospecção de futuros recursos para projetos do IFRR. É muito válido este primeiro contato. Tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns gestores da Suframa, gestores que lidam com P&D no distrito industrial. Acredito que o objetivo foi alcançado com muito sucesso”, disse.
Desde o início da semana, foram oito instituições visitadas, com foco na captação de recursos para o instituto nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D). As visitas contaram com o apoio da equipe da Sustentec, que trabalha o potencial de interação entre empresas privadas e instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) públicas e privadas.
Ascom/Reitoria
19/9/24