A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) abriu o processo de atualização do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), por meio do link do formulário eletrônico https://formularios2.mec.gov.br/consulta-institucional-cnc. As contribuições poderão ser enviadas por meio do formulário eletrônico até o dia 9 de agosto de 2025.
De acordo com a pró-reitora de Ensino do Instituto Federal de Roraima (Proen/IFRR), Aline Ferreira, o processo de atualização de atualização do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos representa uma oportunidade para as instituições de educação profissional e tecnológica contribuírem com sugestões, com base nas demandas locais e regionais, visando à adequação dos cursos técnicos às necessidades do mundo do trabalho e às transformações sociais e tecnológicas em curso.
Composto por cinco campi, sendo dois na capital e três no interior, estrategicamente localizados, a pró-reitora destaca que para o IFRR, a atualização do CNCT é estratégica. “Permite-nos alinhar a oferta de cursos técnicos às necessidades do desenvolvimento local e regional, em sintonia com os arranjos produtivos, sociais e culturais do estado”, comentou Aline.
Aline destaca que a partir desse processo, o IFRR pode propor a criação de novos cursos, a reformulação de cursos existentes e a atualização de perfis profissionais, fortalecendo sua missão de promover a educação profissional, científica e tecnológica. “Nosso estado possui características específicas que precisam ser consideradas na formação técnica dos nossos jovens. Além disso, a participação do IFRR nesse processo fortalece o compromisso institucional com a formação profissional de qualidade e com o desenvolvimento sustentável do estado de Roraima”, disse.
O que é o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos?
É um referencial que visa orientar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio no país. Nele estão apresentadas as denominações de cursos que devem ser utilizadas, a carga horária e a infraestrutura mínima requeridas, os respectivos perfis profissionais de conclusão, assim como outras informações importantes para os sistemas, instituições e redes de ensino, bem como estudantes, educadores, trabalhadores e setor produtivo, a respeito do que se espera da oferta desse tipo de curso.
O CNCT aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), por meio da Resolução CNE/CEB nº 2, de 15 de dezembro de 2020, disciplina a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio, a fim de orientar e informar as instituições de ensino, os estudantes, as empresas e a sociedade em geral.
'
Ascom/Reitoria
Rebeca Lopes
Foto: IFRR
08/7/2025