A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), por meio da Coordenação de Gestão e Inovação para a Sustentabilidade (CGIS), estendeu, até 10 de julho, o prazo da seleção interna de projetos de servidores e estudantes para representarem o Instituto Federal de Roraima (IFRR) na Mostra Tecnológica dos Institutos Federais do Norte.
Realizada de 20 a 23 de outubro de 2025, em Belém (PA), a mostra antecede o maior evento global sobre discussões e negociações das mudanças climáticas, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, ou seja, a COP30. As inscrições deverão ser realizadas mediante envio do formulário de inscrição, pelo Google Forms, devidamente preenchido, até 10 de julho.
Para a inscrição, os projetos precisam estar alinhados a um dos 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e à temática da mostra. Cada projeto deve apresentar demonstração prática e interativa, sendo obrigatória sua vinculação a pelo menos um dos ODSs indicados (confira quais são no fim da matéria).
Conforme o edital, o evento será uma oportunidade de apresentação de produtos, protótipos, processos ou serviços inovadores resultantes de pesquisas concluídas e com potencial para solucionar problemas relevantes na sociedade.
Entre os critérios estabelecidos de maior pontuação dos projetos estão a inovação (grau de originalidade e criatividade do produto, protótipo, processo ou serviço apresentado), a aplicabilidade (potencial de aplicação prática, viabilidade de implantação e utilidade na solução de problemas sociais), o impacto social (destaque para a relevância do impacto para a sociedade, especialmente nas dimensões sociais, ambientais e/ou econômicas) e o alinhamento com os ODSs e com a temática da mostra (adequação do projeto aos 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à dimensão temática correspondente).
Os projetos selecionados terão sua participação custeada pelos campi de acordo com a disponibilidade de orçamento de cada unidade. No IFRR, o edital da Mostra Tecnológica foi lançado pela Coordenação da Gestão e Inovação para Sustentabilidade (CGIS/Prodin), pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propespi) e pela Assessoria de Comunicação (Ascom).
MOSTRA TECNOLÓGICA
É uma iniciativa conjunta dos Institutos Federais da Região Norte, em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA). Ela tem como objetivo destacar soluções inovadoras desenvolvidas por estudantes e servidores das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os projetos selecionados poderão receber certificações especiais, destacando a importância da pesquisa e da inovação no contexto dos ODSs.
Já os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Esses são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de atingir a Agenda 2030 no Brasil.
Conheça a lista completa dos 18 ODSs:
1. Erradicação da Pobreza:
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
2. Fome Zero e Agricultura Sustentável:
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
3. Saúde e Bem-Estar:
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
4. Educação de Qualidade:
Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
5. Igualdade de Gênero:
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
6. Água Potável e Saneamento:
Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
7. Energia Acessível e Limpa:
Assegurar o acesso à energia barata, confiável, sustentável e moderna para todos.
8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico:
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
9. Indústria, Inovação e Infraestrutura:
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
10. Redução das Desigualdades:
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
11. Cidades e Comunidades Sustentáveis:
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
12. Consumo e Produção Responsáveis:
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
13. Ação Contra a Mudança Global do Clima:
Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
14. Vida na Água:
Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
15. Vida Terrestre:
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes:
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
17. Parcerias e Meios de Implementação:
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
18 - Igualdade Étnico-Racial
Garantir a igualdade racial e o desenvolvimento social, ambiental e econômico de forma inclusiva e justa para todos, especialmente para as populações negras e indígenas.
Link das inscrições:
Link do edital de reabertura de prazo:
https://www.ifrr.edu.br/a-instituicao/desenvolvimento-institucional/editais/
'
Asccom/Reitoria
Rebeca Lopes
Foto: Divulgação
25/6/2025