COP30 – Chamada Pública é aberta para seleção de projetos de sustentabilidade

Publicado em 7 de Junho de 2024 às 08:00
Sheneville Araujo - JORNALISTA

A seleção visa à participação em ação preparatória para o evento internacional das Nações Unidas sobre mudança do clima, a ser realizado pela primeira vez no Brasil

As instituições que compõem a Rfepct podem ter a inscrição de um ou mais projetos a serem selecionados

Até 28 de junho, projetos desenvolvidos no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rfepct) que tenham como eixo estruturante ações voltadas para pelo menos um dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODSs) poderão ser inscritos em chamada pública da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação do Brasil (Setec/MEC), realizada por intermédio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

A seleção dos projetos visa à participação em evento preparatório para a 30.ª Conferência das Partes, a COP30, da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, programada para ocorrer pela primeira vez no Brasil, em novembro de 2025, na cidade de Belém (PA).

Conforme o edital da chamada, as instituições que compõem a Rfepct podem ter a inscrição de um ou mais projetos a serem selecionados para participar de evento preparatório para a conferência e para o pavilhão da Rede Federal na COP30. A intenção é demonstrar como a rede pode contribuir para as discussões da COP30 e para os 17 ODSs, diante da influência e inserção nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, tecnologia, inovação, gestão e desenvolvimento institucional, por meio das ações desenvolvidas por estudantes, técnicos e técnicas, além de professores e professoras.

O edital prevê ainda que sejam aceitas apenas propostas institucionais referendadas pelo(a) dirigente máximo(a) da instituição por meio de ofício, conforme o modelo anexado ao documento regulador. Além disso, a inscrição deverá ser realizada pelo(a) coordenador(a) do projeto, por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/zt1RnAhRXZGJ1veG7.

COP 30 –  A Conferência das Partes é o órgão de maior autoridade na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, estabelecida em 1992. Composta por todos os países-membros, conhecidos como “Partes”, que assinaram a convenção e a confirmaram em 1994, a COP conta com encontros anuais desde 1995, estendendo-se por duas semanas. Durante os encontros, é avaliada a situação das mudanças climáticas globais e são propostas estratégias para assegurar a eficácia contínua da convenção.