CQVSS promove atividade alusiva ao Outubro Rosa no dia 29

Publicado em 13 de Outubro de 2025 às 14:29
Autoria
Sofia Lampert - RELACOES PUBLICAS

A ação será on-line e vai abordar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero

mulheres-lutando-contra-o-cancer-de-mama
mulheres-lutando-contra-o-cancer-de-mama

O Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida e Seguridade Social (CQVSS), realiza, no dia 29 de outubro, às 15 horas, uma atividade alusiva ao Outubro Rosa — campanha internacional de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Realizada no formato virtual, via Google Meet, a ação promoverá a entrega de certificado aos participantes. Em breve o link do encontro será divulgado pela equipe de organização.

O encontro contará com a participação da enfermeira Natália Bueno Lima, da Coordenação de Assistência Estudantil do Campus Boa Vista do IFRR, que abordará a importância da prevenção primária no controle do câncer de mama, e da representante da Oncofriends-RR, Irene Gomes Franco, que falará sobre o autocuidado e a autoestima na prevenção e enfrentamento do câncer.

Como parte das ações de promoção à saúde e à qualidade de vida dos servidores, o IFRR, por meio da CQVSS, promove também a divulgação do Decreto 12.246, de 8 de novembro de 2024, que apoia a realização de exames preventivos de câncer pelos servidores públicos e trabalhadores em geral, assegurando dispensa do trabalho, para esse fim, sem prejuízo da remuneração.

Conscientização e prevenção

O Outubro Rosa é um movimento mundial que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de incentivar o autocuidado e a atenção à saúde integral da mulher, incluindo a prevenção do câncer de colo do útero.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais incidente entre as mulheres no Brasil. A prevenção primária, o diagnóstico precoce e o rastreamento por mamografia aumentam significativamente as chances de cura. O autoexame das mamas também é uma prática simples que contribui para a detecção de sinais suspeitos, como estes:

  • Presença de caroço (nódulo) endurecido e indolor;

  • Alterações na pele da mama, no mamilo ou saída espontânea de líquido; e

  • Pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

Já o câncer de colo do útero, terceira neoplasia mais frequente em mulheres no País, está associado à infecção pelo papilomavírus humano (HPV). A vacinação, disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a principal forma de prevenção, sendo recomendada para meninos e meninas de 9 a 14 anos. A detecção precoce é feita por meio do exame citopatológico do colo do útero (papanicolau).

Fontes:
Ministério da Saúde – Campanha Outubro Rosa 2024
Instituto Nacional do Câncer (INCA) – Outubro Rosa 2025

Colaboração: Wilma Moraes

Adaptação: Sofia Lampert

Revisão textual: Antonio Matos

Foto: Free Pik (link)

13/10/2025