Curso Gestão Pública do IFRR debate desafios da política habitacional em Boa Vista

Publicado em 29 de Outubro de 2025 às 14:00
Autoria
Sofia Lampert - RELACOES PUBLICAS

Atividade, realizada em parceria com a ONU-Habitat, busca refletir sobre o direito à moradia e sobre o papel das políticas públicas no desenvolvimento urbano

Ícone para matérias - evento
Ícone para matérias - evento

O Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio do curso superior Tecnologia em Gestão Pública do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), realiza, nesta quarta-feira, 29, o evento Desafios da Política Habitacional em Boa Vista-RR, em parceria com a Agência da ONU para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). A atividade integra a programação do Circuito Urbano 2025, iniciativa global da ONU voltada à promoção de cidades mais justas e sustentáveis.

Com início às 19 horas (horário local), o evento será realizado no auditório do CBVZO, em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do Circuito Urbano no YouTube (acesse aqui). As inscrições podem ser feitas, até o dia do evento, por meio do link disponível no SUAP.

Card de divulgação

Programação

A atividade contará com três painéis temáticos, cada um com debatedores e mediadores convidados:

Painel 1: A Situação dos Abrigos e das Ocupações Urbanas em Boa Vista
Painelistas: Wellthon Leal (Cáritas) e Dra. Jeane Xaud (DPE/RR)
Mediação: Prof. Dr. Tacio Raposo (Uerr/BrCidades-RR)

Painel 2: A Política Habitacional em Boa Vista e as Dimensões Étnico-Raciais e de Gênero
Painelistas: Antônia Pedrosa (Movimento Negro – Unifica/Núcleo de Mulheres de Roraima – Numur) e Prof. Dr. Amarildo Ferreira Júnior (IFRR/PPSOFT-UFRR)
Mediação: Profa. Dra. Valéria Patrícia Araújo Silva (IFRR/BrCidades)

Painel 3: Autogestão Comunitária e a Política Habitacional de Boa Vista
Painelistas: Prof. Tony Guarnielle (BrCidades-RR) e Carla Cristina Rocha (Conam)
Mediação: Prof. Alexandre Soares (IFRR/BrCidades-RR)

Outros detalhes sobre a atividade e as instituições parceiras estão disponíveis neste link.

Relação do curso Gestão Pública com a temática do desenvolvimento urbano

Segundo o coordenador substituto do curso superior Tecnologia em Gestão Pública, professor Alexandre Soares, é de grande importância debater os rumos da política habitacional em Boa Vista, seus principais desafios e limitações, além dos caminhos para o aprimoramento das ações públicas na área.

Ele explicou que o evento tem como objetivo principal debater com atores institucionais, governos, movimentos sociais e a comunidade acadêmica como vem sendo conduzida a política habitacional na cidade, buscando compreender e, ao mesmo tempo, apontar caminhos para o seu aprimoramento.

O gestor falou do contexto de Boa Vista e mencionou questões que serão discutidas. “Busca-se, com esse debate, lançar luz sobre um tema sensível na cidade, que ainda convive com o drama de pessoas vivendo em situação de rua, em ocupações ou em abrigamentos de longa duração. Diante desse cenário, algumas questões tornam-se relevantes para a reflexão: como garantir moradia digna e adequada enquanto direito humano fundamental? Como se intercruzam, nesse contexto da política habitacional, as questões étnico-raciais e de gênero? E qual o grau de participação dos movimentos populares na definição da política habitacional do município? Essas e outras questões deverão guiar os debates”, disse.

Ele explicou ainda o alinhamento do curso com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o compromisso da formação em promover, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, ações voltadas ao desenvolvimento urbano.

De acordo com ele, foi a partir dessa perspectiva que o curso submeteu a proposta e obteve aprovação da ONU-Habitat para a realização do evento dentro da programação do Circuito Urbano 2025, promovido pela agência.

Circuito Urbano 2025

Desde 2018, a ONU-Habitat realiza o Circuito Urbano, série de eventos que estimulam o debate sobre a qualidade de vida nas cidades. O mês de outubro é reconhecido pela ONU como Outubro Urbano, período em que instituições, comunidades e governos discutem soluções para os desafios urbanos.

Na edição de 2025, o tema central do circuito é Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades mais justas e sustentáveis". Mais de 400 propostas de eventos foram selecionadas em todo o Brasil.

Texto: Sofia Lampert

Revisão textual: Antonio Matos

Colaboração: Alexandre Soares

Card: Organização do evento

Ascom/Reitoria

29/10/2025