CBV

Curso remoto oferece 100 vagas em ensino híbrido e ferramentas digitais

Publicado em 23 de Setembro de 2025 às 11:11
Autoria
Rebeca Silva - JORNALISTA

As inscrições para capacitação de docentes em metodologias ativas, ferramentas digitais e inteligência artificial estão disponíveis até 10 de outubro, pelo Suap

O curso busca preparar educadores para os desafios do cenário educacional contemporâneo, marcado pela integração de tecnologias e novos modelos de ensino
O curso busca preparar educadores para os desafios do cenário educacional contemporâneo, marcado pela integração de tecnologias e novos modelos de ensino

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) está com inscrições abertas, até 10 de outubro de 2025, para o curso Capacitação Docente em Metodologias Ativas, Ferramentas Digitais e Inteligência Artificial para o Ensino Híbrido e Remoto. A atividade integra o Programa Institucional de Incentivo a Projeto de Extensão (Pipex) 2025. São oferecidas 100 vagas na capacitação.

Interessados podem se inscrever pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), no link https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao/1/795/. As vagas serão distribuídas entre instituições governamentais estaduais, municipais, federais e grupos comunitários, evidenciando o compromisso do IFRR, por meio do Campus Boa Vista, com a formação continuada e a excelência educacional.

Com 100 vagas disponíveis, o curso busca preparar educadores para os desafios do cenário educacional contemporâneo, marcado pela integração de tecnologias e novos modelos de ensino. A formação será realizada integralmente em formato remoto, com carga horária total de 40 horas divididas entre atividades síncronas e assíncronas. O período de realização será de 13 de outubro a 21 de novembro de 2025.

O projeto é coordenado pela professora doutora do CBV Alexandra Marçulo e conta com uma equipe multidisciplinar formada pela estudante Dairis Victoria Rodriguez Tovar (bolsista do curso Técnico em Informática Integrado ao Médio), pela estudante Ana Carolina Linhares Cardoso (voluntária do curso Técnico em Secretariado) e pela psicóloga mestre Alizane Ramalho de Sousa Aniceto, colaboradora do projeto.

Conforme a coordenadora, a capacitação é estratégica para a evolução da educação no IFRR. “Este projeto é fundamental para equipar nossos docentes com as habilidades necessárias para os desafios da educação contemporânea. Estamos vivenciando uma era de constantes transformações, e é nosso dever promover um ensino cada vez mais dinâmico, inclusivo e alinhado às demandas tecnológicas. Nosso objetivo é não apenas inovar, mas transformar a experiência de aprendizado para todos, preparando nossos alunos para o futuro”, disse.

Para a bolsista Dairis Victoria, a experiência amplia horizontes. “Participar deste projeto como bolsista é uma oportunidade incrível. Além de aplicar meus conhecimentos em informática, estou aprendendo sobre as tendências da educação e como a tecnologia pode ser uma aliada no processo de ensino-aprendizagem. Fico feliz em ver o impacto direto que nosso projeto pode ter na formação dos professores e, consequentemente, na vida dos alunos”, afirmou.

Durante o curso, serão abordados temas como metodologias ativas, que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem; ferramentas digitais, que otimizam o ensino; e integração da inteligência artificial, como recurso pedagógico inovador. Para enriquecer a formação, serão convidados especialistas externos da área de Tecnologias Educacionais.

'

Ascom/Reitoria

Foto: Ascom/IFRR

22/9/2025