Nesta quarta-feira, 24 de setembro, às 18h30, o curso superior de Tecnologia em Gestão Pública do Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR) realiza, no auditório da unidade, o evento Políticas de Ações Afirmativas: Reparação e Bem Viver, aberto a toda a comunidade acadêmica e ao público interessado. As inscrições devem ser feitas pelo link https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao/1/810/.
A programação contará com a participação da professora Taisa Rocha (Secretaria de Educação do Mato Grosso), em formato híbrido; do professor Amarildo Ferreira Júnior (IFRR); e da advogada Andréa Vasconcelos (Instituto Vidas Amazônicas). Eles vão abordar diferentes perspectivas sobre políticas de inclusão, com destaque para a lei de cotas e para as ações voltadas a populações negras e indígenas.
Integrando o projeto Gestão em Debate, do curso Gestão Pública, o encontro faz parte de uma série de atividades que serão realizadas até novembro, em preparação para o Dia da Consciência Negra. Segundo o professor Marcos Antônio, docente do CBVZO e pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF/UFRR), a proposta é promover momentos de reflexão e diálogo sobre os impactos das ações afirmativas.
“Nosso objetivo é ampliar o entendimento da comunidade acadêmica sobre o acesso e a importância das políticas afirmativas, mostrando como elas garantem direitos, abrem portas e fortalecem a diversidade dentro das instituições de ensino”, declarou o professor.
O evento é resultado de ampla parceria entre o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação – Políticas Afirmativas e Diversidade (PDPG-AAF/Polo Roraima/PPGSOF/UFRR), a Comissão Permanente de Heteroidentificação (CPH/UFRR), o Neabi/IFRR, o Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFRR), o Instituto Vidas Amazônicas (IVA), o Movimento Negro Unificado (MNU), o Núcleo de Mulheres de Roraima (Numur) e o Comitê Impulsionador da Marcha das Mulheres Negras.
A iniciativa está vinculada ao projeto de pesquisa Equidade na Formação de Estudantes Indígenas e de Ações Afirmativas na Amazônia: da Escola à Universidade, os Desafios das Desigualdades na Educação, coordenado pelo professor Maxim Repetto (UFRR/Insikiran). O estudo integra o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação – Políticas Afirmativas e Diversidade (PDPG-PAD/Capes – Polo Roraima) e busca fortalecer a articulação entre graduação, pós-graduação e sociedade civil, com foco na promoção das políticas de ações afirmativas.
'
Ascom/Reitoria
23/9/2025