Teve início, nesta segunda-feira, 12, no Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), o curso de formação inicial e continuada (FIC) Espanhol Básico na Modalidade a Distância, ofertado para 171 alunos. Com essa nova oferta, somados os 500 alunos do curso FIC Educação Especial para Gestão Escolar na Perspectiva Inclusiva, iniciado em 1º de agosto, o Departamento de Educação a Distância (Dead) do campus passa a atender cerca de 700 novos estudantes em Roraima e em outros estados.
FIC Espanhol – O curso tem carga horária de 160 horas, a serem executadas em aproximadamente dois meses, com uma frequência de duas horas diárias de dedicação aos estudos. A execução dos componentes curriculares seguirá as normas e os procedimentos da modalidade EAD. Para as atividades on-line, os cursistas usarão recursos e ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem da plataforma Moodle, e, para garantir os momentos de interação em tempo real (atividades síncronas), serão auxiliados pelo Google Meet.
Conforme o diretor do Dead, professor Tomas Armando Hernandez, o curso FIC Espanhol Básico é fruto de parceria entre o IFRR e a Universidade Aberta do Brasil-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (UAB-Capes) e tem como objetivo capacitar servidores públicos e comunidade em geral para o uso efetivo da língua espanhola em situações reais de comunicação, a partir do domínio de elementos linguísticos e culturais de nível básico. “Nesta primeira oferta, serão atendidas pessoas residentes em vários municípios de nosso estado. Trata-se de profissionais de diversas áreas do conhecimento que procuram se capacitar para o uso da língua e ampliação do conhecimento sobre a cultura hispânica”, explicou.
Para a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, o curso representa uma importante ferramenta de respeito à diversidade linguística e de promoção da inclusão social. “Diante de uma sociedade cujas exigências são cada vez maiores para a inserção em um mundo planetário, ter acesso a uma segunda língua é fundamental. Mediante esse compromisso, o CBV une-se à UAB-Capes para oferecer aos servidores públicos e à comunidade em geral esta significativa oportunidade. Apropriar-se de uma língua estrangeira é possibilitar um novo convívio cultural e de conhecimento, que nos diferencia, seja pela característica de nosso estado fronteiriço, seja pelo fluxo migratório com o qual convivemos. Sendo assim, estar apto para esse diálogo e troca de conhecimentos, certamente será o diferencial para todos nós. Esta oportunidade ainda traz um diferencial, que é a possibilidade da educação a distância, como alternativa democrática de estudo”, declarou.

FIC em Educação Especial – Iniciado em 1º de agosto, o curso é subsidiado pela Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Renafor) e executado pela Diretoria de Extensão (Direx) do CBV, em conjunto com o Departamento de Educação a Distância (Dead) da unidade.

Esse primeiro curso terá a oferta continuada, e a proposta é que seja desenvolvido em formato de Curso On-line Aberto e Massivo (Mooc, sigla em inglês).
O objetivo do curso Mooc é proporcionar um espaço de capacitação profissional contínuo, aberto e massivo, totalmente on-line, no qual o cursista tenha acesso ao conteúdo e seja capaz de se autoinstruir (agir com autonomia), sem necessidade de professor e tutor. O papel dele é apenas planejar e organizar seu tempo para estudar, responder e resolver as atividades avaliativas propostas, alcançando sua certificação automática.
O curso prevê uma carga horária de 80 horas, divididas em quatro unidades de 20 horas, com um valor de 25 pontos cada uma, totalizando 100 pontos. As unidades abordarão, de forma objetiva, conteúdos de conhecimentos teóricos, práticos e de legislação sobre a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.
O lançamento do curso nesse novo formato está previsto para o mês de dezembro de 2024. Ele será totalmente gratuito e sem limite de vagas, podendo capacitar profissionais de todo o País.
“Os novos desafios que se apresentam na educação profissional e tecnológica exigem a necessidade de articular processos mais amplos, dinâmicos, com maior alcance e praticidade. A partir disso, faz-se necessário pensar em novas formas de organização e execução dos espaços formativos. Nesse sentido, a proposta do curso FIC Educação Especial para Gestão Escolar na Perspectiva Inclusiva, em formato Mooc, se justifica pela necessidade de se estabelecer um meio de formação totalmente virtual e autoinstrutivo, que atenda, de forma contínua e em tempo e espaço flexíveis, às demandas de capacitação de profissionais da educação e público em geral”, esclareceu Hernandez.
“Esta oportunidade, financiada com recurso público, representa o compromisso com a inclusão de todos aqueles que precisam prosseguir com os estudos, em busca de novos conhecimentos e saberes para fundamentar a caminhada formativa, compartilhada com tantos educadores – gestores e professores – de diversas partes do País. A educação profissional e tecnológica apresenta cada vez mais importantes desafios, e um deles é a ação de inclusão, como prática que extrapola as legislações e documentos balizadores. Diante disso, esse curso possibilita aos gestores e professores estudar e discutir temas de educação especial numa perspectiva inclusiva, abrindo portas para um fazer educacional humano e centrado nas pessoas e suas diversas formas de viver e conviver”, complementou Joseane.