Como parte da programação da Semana de Empreendedorismo e Inovação (Semei), que ocorre no Campus Boa Vista (CBV) do IFRR, a unidade de ensino recebe, até esta sexta-feira, 11, e nos dias 17, quinta-feira, e 18, sexta-feira, um dos pontos de coleta da campanha de arrecadação de materiais eletrônicos realizada pelo Instituto Descarte Correto.
A tenda com as caixas apropriadas para o descarte está disposta na frente do auditório do CBV. Os materiais que podem ser coletados são carregadores, celulares, pilhas, computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, telefones, câmeras, entre outros.
Para a professora Marília Medeiros que intermediou a instalação do ponto de coleta no CBV, a campanha representa uma rica oportunidade de orientação e sensibilização da comunidade acadêmica. “Os materiais eletrônicos que, por diversos motivos, não estão mais em uso costumam se acumular no nosso dia a dia, formando os chamados resíduos eletrônicos. Esses materiais não devem ser descartados no lixo comum, porém nem sempre sabemos qual a sua destinação correta”, disse.
O instituto – Voltado à gestão de resíduos eletrônicos, o Instituto Descarte Correto é uma organização da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos que se dedica à ampliação da sustentabilidade e do impacto social na Amazônia por meio de quatro eixos de atuação: educação ambiental, inclusão digital, inclusão produtiva e tecnologia social. As principais atividades realizadas pelo instituto são campanhas de arrecadação de lixos eletrônicos, palestras de sensibilização, cursos de inclusão digital, cursos profissionalizantes e destinação correta de resíduos.

Segundo o assistente operacional do instituto, Guilherme Oliveira, a campanha de descarte correto de lixo eletrônico tem como objetivo central conscientizar a população sobre a importância de descartar seus aparelhos eletrônicos de forma responsável. “Queremos evitar que substâncias tóxicas, presentes nesses equipamentos, contaminem o meio ambiente. Além de promover a conscientização e a coleta desses materiais, oferecemos cursos gratuitos de informática básica e de montagem e manutenção de computadores. Essas atividades fazem parte do nosso projeto de inclusão digital, que visa ampliar o acesso à tecnologia e gerar novas oportunidades para a comunidade", explicou.
A OCS integra o Ministério das Comunicações como Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) na Região Norte. Ela está apta a receber o desfazimento de bens de instituições e órgãos públicos. Com isso, recondiciona equipamentos eletrônicos para implementar centros de inclusão digital, que tem como objetivo capacitar crianças, jovens e adultos nas comunidades da Amazônia.