No dia 30 de setembro, data em que se comemora o Dia do Profissional de Secretariado, o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) promoveu o 4.º Encontro de Estudantes e Profissionais de Secretariado do IFRR. O evento ocorreu nos turnos da manhã e da tarde, nas dependências da unidade, localizada no Bairro Pricumã, em Boa Vista.
Voltado para estudantes do curso Técnico em Secretariado integrado e subsequente, além dos respectivos egressos e professores, o encontro contou com ampla programação envolvendo oficinas, palestras e outras atividades. Algumas delas foram conduzidas por profissionais da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e da Universidade Estadual de Roraima (Uerr).

De acordo com a professora Heloane Borges, integrante da comissão organizadora, o evento teve como propósito reforçar o papel estratégico do secretariado diante das transformações atuais. “Em um cenário de constantes mudanças, o profissional de secretariado é o alicerce estratégico das organizações. Nosso evento é uma oportunidade de aprofundar conhecimentos e desenvolver as competências essenciais para navegar na era digital, explorando temas como inteligência emocional, educação financeira, gestão de eventos, entre outras habilidades cruciais”, declarou.
Tema central
Neste ano, o evento foi pautado pelo tema “Secretariado 5.0: Habilidades para um Mundo em Transformação”, que também inspirou a palestra master, ministrada, no período da tarde, pela secretária executiva da Uerr Guiomar Fabrício de Souza.
Em sua exposição, Guiomar falou sobre as mudanças no perfil do profissional diante da transformação digital. “Dados estatísticos demonstram o impacto profundo da transformação digital no secretariado, alterando o perfil profissional e as competências necessárias”, disse.

Durante a palestra, a diretora-geral do CBV, professora Luciana Leandro, pediu licença para destacar a importância de se preservar a memória institucional diante das mudanças tecnológicas. Ela mencionou equipamentos como mimeógrafos e máquinas de datilografia encontrados no campus e defendeu a criação de espaços voltados à valorização desses registros históricos, considerados fundamentais para compreender o passado, refletir sobre o presente e projetar o futuro da formação profissional.
Oficinas e atividades
No turno da manhã, foram realizadas as seguintes oficinas:
- Inteligência Emocional, com a professora Virgínia Marne (IFRR);
- Educação Financeira, com a professora Francinara Andrade (IFRR); e
- Lives and Webinars: Qual é a melhor opção para seu evento?, com a professora Rutineia Carvalho (UFRR).

Além dos momentos de aprendizado, a programação incluiu apresentação musical e sorteio de brindes. No encerramento, em vez do tradicional coffee break, os participantes foram convidados a se refrescar com sorvete.
Texto: Sofia Lampert
Revisão textual: Antonio Matos
Fotos: organização do evento
Ascom/Reitoria
30/9/2025