Terá início, no dia 1º de agosto, o curso de formação inicial e continuada (FIC) Educação Especial para Gestão Escolar na Perspectiva Inclusiva, que será ofertado na modalidade a distância (EAD), quando os alunos serão inseridos na sala do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Já a aula inaugural do respectivo curso ocorrerá no dia 5 de agosto, às 19 horas, em formato híbrido, por meio do link https://meet.google.com/rhq-njoh-cys, e presencialmente, no auditório do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR).
Subsidiado pela Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Renafor), o curso é executado pela Diretoria de Extensão (Direx) do CBV, em conjunto com o Departamento de Educação a Distância (Dead) da unidade de ensino.
A capacitação, com carga horária de 180 horas, será executada, nos meses de agosto a novembro, para 500 gestores escolares de Roraima e de outros estados da Federação.
De acordo com a coordenadora adjunta do curso e diretora de Extensão do CBV, professora Marilda Bentes, o processo de seleção foi bastante desafiador devido ao expressivo número de inscritos. “A grande procura nos surpreendeu, e alcançaremos não apenas quem tem vínculo com as escolas no estado, mas também fora de Roraima. Isso nos impulsiona a planejar novas ofertas, principalmente na área da educação inclusiva, pois nossa intenção é contribuir com a capacitação de gestores por acreditarmos que essa capacitação fornece ferramentas e estratégias necessárias para a inclusão, além de ensinar sobre as políticas públicas vigentes relacionadas à educação inclusiva, permitindo que os gestores implementem ações alinhadas com essas diretrizes”, disse.
Uma das propostas do curso é também contribuir para o processo de gestão democrática como forma de incentivar a participação da comunidade na construção de uma escola mais inclusiva. “O curso promoverá o desenvolvimento de habilidades de gestão democrática, incentivando a participação de todos os membros da comunidade escolar na construção de um ambiente educacional mais inclusivo e acessível. A introdução ao conceito de Desenho Universal para Aprendizagem permitirá criar ambientes de aprendizagem que atendam às necessidades variadas de todos os alunos, incluindo aqueles com deficiências ou dificuldades de aprendizagem”, explicou Marilda.
Outro ponto importante destacado pela coordenadora do curso é a capacitação dos gestores para implementarem e supervisionarem programas de atendimento educacional especializado (AEE) de forma eficaz, garantindo que todas as pessoas com necessidades especiais (PNEs) tenham acesso aos recursos necessários para desenvolverem seus potenciais. “O curso não apenas qualifica os gestores para lidar com as demandas específicas da educação inclusiva, mas também os empodera a liderar mudanças positivas nas escolas, promovendo um ambiente educacional mais equitativo e inclusivo para todos os estudantes”, finalizou Marilda.