Já no segundo ano de realização, a Reitoria Itinerante começou este ano em julho, na própria sede administrativa do IFRR, em funcionamento na Casa Paulo VI, passando por todas as unidades de ensino da instituição e sendo encerrada no CAM, onde a ideia da iniciativa foi literalmente posta em prática com a expressiva participação de servidores e servidoras, além de estudantes.
Conduzindo a comitiva da gestão do instituto, a reitora, professora Nilra Jane Figueira, recebeu diversas demandas da comunidade estudantil, oportunidade em que pôde prestar os esclarecimentos necessários a respeito de assuntos como assistência, alimentação e programas de apoio a projetos estudantis.
Estudante do segundo ano de Agropecuária do CAM, João Carvalho avaliou a visita do grupo de gestores da Reitoria como uma ação necessária para que as demandas da unidade de ensino sejam conhecidas pela equipe gestora do IFRR de maneira mais próxima à realidade.
“Esse é um espaço muito importante para que se possa demonstrar a realidade em que vivemos de maneira mais fiel. Avalio de maneira positiva, pois é uma forma de nos sentirmos acolhidos, sermos ouvidos, e sabemos que não estamos esquecidos, já que, com esse tipo de ação, temos a oportunidade de nos expressar e ter as respostas que buscamos para as melhorias de que necessitamos”, opinou.
O servidor Francisco do Nascimento Moura concorda com a importância desse tipo de iniciativa, sobretudo para a escuta da comunidade estudantil. “É um tipo de ação necessária, e acredito que deveria ser feita mais vezes ao ano, pela aproximação com estudantes e pela abertura de diálogo mais efetivo com os servidores de cada campus, podendo, assim, haver um contato mais direto com as demandas, que, muitas vezes, são apresentadas sob a percepção dos gestores locais, mas que, com esse contato de perto, é possível ter uma verificação mais real”, observou.
Representando a Direção-Geral do CAM no encontro de encerramento da ação, o professor Anderson Lino ressaltou a necessidade de servidores e servidoras, além de estudantes, aproveitarem bem esse momento promovido pela gestão do instituto. “Trata-se de um momento importante para discutirmos as demandas diretamente com a reitora e com as demais pessoas que compõem a equipe que está à frente do instituto. Portanto, é importante a participação de todos”, comentou.
A reitora do IFRR, Nilra Jane, declarou satisfação em poder realizar mais uma vez essa ação integradora entre a gestão e os campi. “Este é realmente o propósito: promover a aproximação, deixar claro esse canal de diálogo, que queremos manter sempre aberto com todas as pessoas que fazem parte da comunidade do instituto, e conhecer, cada vez mais de perto, a realidade de cada campus, as demandas, as deficiências, os avanços, e compartilhar experiências para que possamos promover as melhorias de nossa competência, conforme cada unidade necessita”, declarou.
Dentre as principais demandas apresentadas por servidoras e servidores durante os dois meses de realização da ação itinerante, estiveram questões relacionadas a auxílio-transporte, remoção, concurso público, recomposição de quadro docente, controle de frequência de docentes, registro de registro de atividades docentes (Resolução 718/2023), uso do Suap (módulos, perfis, etc), situação do novo site institucional e concessão de RSC (Reconhecimento de Saberes de Competências).
Jã entre a comunidade estudantil nos cinco campi, os principais assuntos tratados como demandas foram: construção/aquisição de espaço para descanso e para reuniões estudantis (grêmio), necessidade de contratação de profissionais da área da saúde, ampliação do número de bolsas aos estudantes, necessidade de mais conhecimento sobre a divisão do orçamento no IFRR, melhorias na internet; e melhorias estruturais.
A reitoria informou que as demandas de cada campus que necessitem de encaminhamento vão tramitar nas devidas pró-reitorias e direções para a tomada de providências o mais breve possível.
Fotos: Gildo Jr