O processo de seleção de integrantes para compor o conselho editorial do IFRR teve início nesta última segunda-feira, dia 1º de julho, com a publicação do edital. Conforme o cronograma, o período de envios de pedidos de impugnação do documento regulador vai até esta quarta-feira, dia 3.
Passado o prazo inicial da programação do seletivo, o prazo destinado para realização de inscrições começa nesta sexta-feira, dia 5 e vai até 31 deste mês. As pessoas interessadas devem acessar o Suap, conforme orientações indicadas no edital, para efetuar a candidatura à vaga. Ao todo, o conselho é composto por um total de 32 integrantes, sendo 16 titulares e 16 suplentes.
Podem participar da seleção, servidores e servidoras do IFRR (em atividade ou aposentadoria), além de estudantes, que deverão atuar com diversas atribuições, dentre elas:
- Analisar, emitir pareceres e solicitar, quando necessário, avaliação de pareceristas da comunidade científica e especializada sobre as propostas de publicação de obras acadêmico-científicas, didático pedagógicas, literárias e artísticas;
- Apoiar e auxiliar o Núcleo de Publicação (NUP), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propespi), na tomada de decisões, na implementação de ações diversas e em articulações, quando necessário;
- Estabelecer e revisar os procedimentos de admissão, permanência e exclusão dos periódicos no Portal de Periódicos;
- Aprovar a publicação de obras em coedições;
- Liberar as obras para impressão, acabamento, divulgação e lançamento.
As pessoas que forem selecionadas para compor o conselho terão mandato de dois anos, sem remuneração, mas a atuação será contabilizada na carga horária de trabalho semanal.
CONSELHO - O Conselho Editorial um órgão normativo, consultivo e deliberativo da política editorial do IFRR, que tem como responsabilidade a promoção da política editorial do IFRR, nas várias áreas do conhecimento, abrangendo edição, difusão, distribuição e, quando couber, comercialização dos produtos editoriais. Além disso, também tem como responsabilidade a análise e aprovação de obras para publicação, pela definição e acompanhamento de sua política e linhas editoriais, pela apreciação de propostas de convênios e contratos vinculados à edição e coedição de livros e pelo acompanhamento do processo de produção editorial e gráfica das publicações institucionais.