EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA – Oficinas ocorrem no período de 30 de agosto a 8 de setembro

Publicado em 23 de Agosto de 2023 às 17:53
Autoria
Virginia Albuquerque - JORNALISTA

O projeto é coordenado pelas professoras do curso Técnico em Secretariado do Campus Boa Vista (CBV), Elisângela Costa e Francinara Andrade, com o apoio da pedagoga do Departamento de Apoio Pedagógico (Dape), Larisse Santos

foto 1
foto 1

Em continuação ao projeto de ensino "Educação empreendedora 5.0 na formação do profissional de secretariado: reflexões, desafios e impactos para o mundo do trabalho”, nos próximos dias 30 de agosto, 1º e 8 de setembro, serão realizadas mais três oficinas formativas para ampliar as discussões sobre o tema central do projeto.

O projeto é coordenado pelas professoras do curso Técnico em Secretariado do Campus Boa Vista (CBV), Elisângela Costa e Francinara Andrade, com o apoio da pedagoga do Departamento de Apoio Pedagógico (Dape) Larisse Santos. As oficinas serão ministradas pela equipe de consultoria do Sebrae-RR, que apoia ações na área de educação empreendedora. “O objetivo é atender às novas demandas formativas do mundo do trabalho, pautadas pelas novas exigências com relação às habilidades e competências, proporcionando melhores oportunidades”, disse Elisângela.

No dia 30 de agosto, das 19h às 22h30, na sala de pintura do complexo de artes do CBV, será realizada a oficina “Projeto de Vida”, com a consultora Kátia Freitas da Silva.

A programação do dia 1º de setembro contará com a oficina “Canvas”, que ocorrerá das 8h às 11h30, no Sebrae Lab, e que será coordenada pela consultora Nívea Gracielle Moreira Lima.

Para finalizar a série de oficinas do projeto, no dia 8 de setembro, das 8h às 12h, no laboratório de informática do CBV, será realizada a oficina “Empreendedorismo Digital e Profissões do Futuro”, com a consultora Kátia Freitas da Silva.

Para a coordenadora da Educação Empreendedora do Sebrae-RR, Graciela Missio, a educação empreendedora é algo decisivo para a construção de projetos de vida. “Buscamos desenvolver a educação empreendedora nas escolas porque pretendemos que as crianças e jovens sejam protagonistas na construção de seus projetos de vida ensinando-os que existem outros caminhos para essa construção, pois, mesmo que não sejam empreendedores de grandes negócios, podem empreender em suas próprias vidas, ou na profissão que escolherem. Além disso, visamos prepará-los para o mundo do trabalho, pois, em todo emprego, precisarão desenvolver as habilidades e competências empreendedoras. E nada melhor do que vivenciar isso na prática, para que tenham experiências o mais próximas possíveis da realidade que irão vivenciar, pois atualmente as empresas contratam os profissionais não somente pela qualificação técnica, mas principalmente pelas habilidades de comunicação, liderança, relacionamento interpessoal, com foco em atitudes empreendedoras”, explicou.

A aluna do curso Técnico em Secretariado Naielly Frederico Cavalcante comenta que a atividade está alinhada aos processos formativos da contemporaneidade. “Acredito que esse projeto é importante para termos uma noção de como funciona o mundo do trabalho, de como deveremos atuar futuramente, e para nos mantermos sempre atualizados com as novas revoluções”, afirmou.