Encontro do Programa Residência Pedagógica reunirá 45 alunos residentes, professores orientadores e preceptores

Publicado em 31 de Outubro de 2023 às 09:13
Autoria
Virginia Albuquerque - JORNALISTA

O evento tem como público-alvo os 45 alunos residentes e também é aberto aos alunos que não participam do programa, mas tenham interesse nas temáticas

aeabe0be-6070-4b0f-9ffd-c7144750bed4
aeabe0be-6070-4b0f-9ffd-c7144750bed4

Nesta quarta-feira, 1º de novembro, a partir das 18h30, será realizado o Encontro do Programa Residência Pedagógica do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), que tem como objetivo promover a integração entre os alunos participantes do programa e compartilhar conhecimentos que contribuam para a sua atuação como residentes.

O público-alvo do encontro são os 45 alunos residentes dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Matemática, além dos demais alunos de licenciatura que poderão se inscrever no evento, sem necessariamente estarem atuando no programa. Também participarão do evento os professores orientadores no CBV, e os professores que acompanham os alunos nas escolas, chamados de preceptores.

As inscrições devem ser realizadas por meio do link: https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao/323/

Encontro - O encontro contará com três palestras e uma mesa redonda nas quais serão abordadas temáticas relacionadas ao programa. As palestras serão proferidas pelos professores Virginia Marne e Paulo Russo, e pela jornalista e coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia EAD/CBV, Virginia Albuquerque.

O Programa Residência pedagógica tem como objetivos fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura; contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos; estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores; valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional; e induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.

De acordo com o coordenador do Programa Residência Pedagógica no CBV/IFRR, professor André Triani, a instituição tem atuado para garantir o êxito dos alunos residentes. “Buscamos atuar de maneira ativa junto às seis escolas estaduais participantes, de forma a orientar a atuação dos alunos e estabelecendo uma relação de trocas de saberes entre os professores preceptores das escolas e os docentes orientadores do CBV, de forma que os alunos possam ter suporte teórico e prático no desenvolvimento de suas ações no programa”, disse Triani.

O acadêmico do 4º módulo do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Rian Oliveira do Nascimento, afirma que o programa contribui significativamente para sua formação profissional. “O Residência pedagógica contribui de forma positiva para minha formação profissional por me proporcionar o contato direto com o ambiente de trabalho que é o ambiente escolar. O principal diferencial é a contribuição de todos na escola. A instituição pela qual atuo no programa me recebeu de maneira muito receptiva e os alunos gostaram bastante das dinâmicas desenvolvidas”, ressaltou.

Outro residente que confirma a importância do programa para a formação profissional é o acadêmico do 8º módulo do Curso de Licenciatura em Educação Física, Eduardo Maia de Oliveira Sales. “O Residência pedagógica tem me propiciado desenvolver práticas no contexto real de atuação da minha área. Estou vivenciando experiências para além do que eu vejo dentro da sala de aula e até mais do que já vivenciei durante os estágios obrigatórios. Todo esse aprendizado, graças ao tempo a mais que permaneço inserido no cotidiano da escola, observando a evolução do trabalho que estou fazendo, tem sido muito importante para meu desenvolvimento", frisou.