Encontro Pedagógico do Campus Zona Oeste promove reflexão sobre bem-estar docente e gestão da sala de aula

Publicado em 11 de Julho de 2025 às 10:33
Autoria
Rebeca Silva - JORNALISTA

Inscrições para o evento estão abertas e devem ser realizadas por meio do Suap

CBVZO  realiza a 18ª edição do seu Encontro Pedagógico no dia  16 de julho
CBVZO realiza a 18ª edição do seu Encontro Pedagógico no dia 16 de julho

No dia 16 de julho de 2025, o Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR) realiza a 18ª edição do seu Encontro Pedagógico, que traz como tema central "Bem-estar docente e gestão da sala de aula: entre desafios e estratégias de cuidado". O evento é direcionado à equipe de ensino da unidade e busca proporcionar momentos de escuta, troca de experiências e aprofundamento sobre práticas que contribuam para um ambiente educacional mais saudável e eficaz.

As inscrições para o evento já estão abertas e devem ser realizadas por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), no link https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao/1/715/. A programação foi pensada com base nas demandas identificadas pela equipe de ensino da unidade, reconhecendo que o bem-estar dos professores está diretamente ligado à qualidade da gestão em sala de aula.

Conforme a pedagoga Luana Lobo, da Coordenação Pedagógica do campus, o evento será uma oportunidade para a discussão de um ambiente saudável e estratégias de cuidado. “Será uma oportunidade valiosa para refletirmos sobre as condições de trabalho dos professores, suas estratégias de cuidado e as possibilidades de se criar um ambiente mais saudável e produtivo”, destacou.

Entre os destaques do encontro estão duas rodas de conversa. A primeira, que ocorre na manhã do dia 16, abordará o tema “Contexto docente e saúde no trabalho: desafios e possibilidades”, com mediação da professora Ana Paula da Rosa Deon, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A segunda, realizada no turno da tarde, trará à tona o debate sobre “Gestão da sala de aula: dimensões e perspectivas para uma aprendizagem efetiva”. Ela será conduzida pela pedagoga Ada Raquel da Fonseca Vasconcelos, do Campus Bonfim do IFRR.

Programação

Horário: das 8h às 8h30

Abertura e Apresentação musical

Horário: das 8h30 às 11h30

Roda de conversa “Contexto docente e saúde no trabalho: desafios e possibilidades”

Mediadora: professora Ana Paula da Rosa Deon (UFRR).

Horário: das 14h às 17h30

Roda de conversa “Gestão da sala de aula: dimensões e perspectivas para uma aprendizagem efetiva”

Mediadora: pedagoga Ada Raquel da Fonseca Vasconcelos (IFRR/CAB).

'

Ascom/Reitoria

Rebeca Lopes

Fotos: Divulgação

11/7/2025