Equipe da Ação Saberes Indígenas do IFRR participa do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena na COP 30

Publicado em 12 de Novembro de 2025 às 12:43

O grupo também apresentará ações e resultados das formações realizadas no âmbito da Ação Saberes Indígenas

Grupo da Ação Saberes Indígenas do IFRR com a presidente da Funai, Joênia Wapichana - Ft Divulgação (1)
Grupo da Ação Saberes Indígenas do IFRR com a presidente da Funai, Joênia Wapichana - Ft Divulgação (1)

Uma equipe da Ação Saberes Indígenas na Escola do Instituto Federal de Roraima (IFRR) desembarcou, nesta terça-feira, 11 de novembro, em Belém (PA) para participar do VIII Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI). O evento vai até 21 de novembro e integra a programação da COP 30, conferência internacional sobre mudanças climáticas.

A delegação é composta pela coordenadora da Ação Saberes Indígenas na Escola, professora Marilene Alves Fernandes; pela formadora colaboradora Catarina Janira Padilha; e pelos professores indígenas Inácio Pereira Gutierrez, do povo wai-wai, e Glênio Barbosa Andrade, do povo ingaricó, protagonistas das ações desenvolvidas no projeto.

Durante o evento, a equipe participará de painéis, debates e atividades que abordarão temas como educação indígena e clima, educação, território e justiça, formação de professores e práticas pedagógicas interculturais, bem como financiamento e parcerias na educação escolar indígena.

Além dos painéis e demais atividades, o grupo apresentará ações e resultados das formações realizadas no âmbito da Ação Saberes Indígenas, entre eles a produção de livros didáticos elaborados por professores indígenas wai-wai e ingaricó, fruto de trabalho coletivo voltado à valorização das línguas e dos saberes tradicionais.
'

Grupo da Ação Saberes Indígenas do IFRR - Ft Divulgação (2)

De acordo com a professora Marilene Fernandes, a presença no VIII FNEEI representa um reconhecimento nacional ao trabalho desenvolvido pela equipe de Roraima, que conta com a participação e o protagonismo de quem vive dentro das comunidades indígenas.

“A participação no fórum, dentro da COP 30, representa o reconhecimento do compromisso e da relevância social do nosso trabalho desenvolvido na Ação Saberes Indígenas na Escola/IFRR. É também uma valorização dos saberes tradicionais e do papel fundamental das comunidades indígenas na preservação e no fortalecimento dos conhecimentos, dos territórios, do meio ambiente, das línguas e das práticas culturais dos povos do nosso estado”, explicou Marilene.

Segundo o professor Inácio Pereira Gutierrez, do povo wai-wai, a participação em um espaço de debate sobre a educação escolar indígena vai permitir-lhe apresentar a cultura wai-wai. “Nossa cultura é marcada pela forte ligação com a floresta e com práticas como a caça, a pesca e a coleta de castanhas, que sustentam nossa comunidade (...) Eu estou levando à COP 30 nossos valores, porque temos valores; eu vou buscar mais conhecimento para valorizar nosso conhecimento sobre saberes”, disse.

'

Grupo Saberes Indígenas na COP 30 - Ft Divulgação

Representando a etnia ingaricó, o professor Glênio Barbosa Andrade, morador da Serra do Sol, Uiramutã, afirma que participar do fórum é uma oportunidade de compartilhar as experiências e a história do povo dele, além de aprender com os demais participantes. “Participar [do fórum] representa que a gente vai não só apresentar a nossa identidade, a nossa cultura, mas também aprender com as outras pessoas que estão participando também do evento”, comentou.

'

Ascom/Reitoria

Colaboração: Marilene Fernandes

Foto: Divulgação

11/11/2025