O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) conquistou o 1º lugar na categoria Educação Inovadora no Prêmio IEL de Talentos, edição 2024. A conquista se deu em virtude da experiência desenvolvida na área de orientação e acompanhamento de estágio curricular supervisionado por meio da Coordenação de Estágio e Acompanhamento de Egressos (Ceaeg), vinculada à Diretoria de Extensão (Direx) do CBV.
Essa não é a primeira vez que o CBV conquista o prêmio organizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Em 2016, ele conquistou o 1º lugar na etapa regional, sendo classificado para a etapa nacional, alcançando o 2º lugar. Já em 2023, conquistou o 1º lugar na etapa regional. Com a 1ª colocação deste ano, aguarda o resultado da etapa nacional.
Na solenidade de premiação, realizada em 22 de agosto, durante o evento Diálogos para o Futuro, o CBV esteve representado pela diretora de Extensão da unidade, professora Marilda Vinhote Bentes, a qual, ao falar da satisfação em conquistar o prêmio, ressaltou os desafios e as possibilidades do trabalho com estágio. “Esse prêmio é um reflexo do trabalho dedicado de nossos servidores e do empenho de nossos estudantes, evidenciando o sucesso de uma abordagem educacional que valoriza a integração entre teoria e prática, buscando constantemente a excelência na formação de profissionais competentes e preparados para os desafios do universo de trabalho. Trabalhar com estágio é um desafio prazeroso, que combina complexidade e satisfação em igual medida. O desafio reside na necessidade de compreender e integrar as dimensões emocionais e cognitivas do ser humano no âmbito de uma prática que alia teoria e experiência real no mercado de trabalho. A satisfação, por sua vez, surge ao testemunharmos o crescimento e o desenvolvimento dos estagiários ao longo desse processo, observando como cada experiência contribui para sua formação profissional e pessoal. Agradeço a cada servidor e estudante o compromisso e a dedicação demonstrados antes, durante e após o estágio. E expresso minha gratidão ao agente integrador IEL-RR pelo exitoso processo de valorização dos estagiários, que enriquece e engrandece nosso trabalho”, disse Marilda.
No CBV – No contexto da extensão, o programa de estágio tem se consolidado como um dos principais pilares do IFRR/Campus Boa Vista. Por meio dele, os estudantes são inseridos no universo profissional, o que lhes proporciona oportunidades concretas de praticar os conhecimentos construídos em sala de aula e de vivenciar as dinâmicas do ambiente de trabalho.
Para aperfeiçoar o processo de orientação e acompanhamento de estágio, a Resolução 782/2024 do Conselho Superior (Consup) do IFRR surge como uma importante diretriz que estabelece normas claras e atualizadas para a condução dos estágios, garantindo, assim, maior qualidade e eficiência no processo formativo dos alunos.
Outra importante ferramenta que contribuirá para o aprimoramento do estágio é o Guia do Supervisor de Estágio, que servirá de referência tanto para supervisores quanto para estagiários, orientando e potencializando as experiências de estágio. Outra ainda é a informatização de todo o processo documental relacionado ao estágio com a migração de todos os documentos para o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap).
“Estamos também inovando ao implementar, em fase experimental, a informatização de todo o processo documental relacionado aos estágios. Essa modernização visa tornar os procedimentos mais ágeis, transparentes, sustentáveis e acessíveis, facilitando a comunicação e o acompanhamento entre todas as partes envolvidas. Paralelamente, ampliamos nossa rede de agentes integradores, estabelecendo parcerias não só dentro de Roraima, mas também em outras regiões, o que expande as oportunidades e os horizontes profissionais para nossos estudantes. Essas conquistas reforçam nosso compromisso contínuo com a qualidade educacional e o desenvolvimento integral de nossos alunos, reafirmando o papel do IFRR como uma instituição de referência na promoção de experiências de estágio enriquecedoras e transformadoras”, explicou Marilda.