Estudante do IFRR faz apresentação em Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros

Publicado em 5 de Setembro de 2024 às 15:56
Autoria
Bruna Branco - JORNALISTA

O projeto tem como objetivo principal compreender as relações sociais que historicamente construíram a cidade de Boa Vista e suas influências no processo de ocupação do espaço

9.5 XIII Copene
9.5 XIII Copene

A estudante e pesquisadora do Instituto Federal de Roraima (IFRR) Ester Dionizio, do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), irá expor o trabalho "Planejamento urbano, subalternidade e relações sociais na paisagem urbana de Boa Vista, Roraima” na VI Jornada Nacional de Iniciação Científica da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). A jornada ocorre durante o XIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (Copene), na cidade de Belém (PA), no período de 9 a 13 de setembro de 2024.

Elaborado em coautoria com Angélica Pereira Triani e sob a orientação do professor Amarildo Ferreira Júnior, o trabalho é resultante de bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no ciclo 2023-2024 e coordenada, no IFRR, pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propespi).

Conforme Ester, o projeto foi realizado durante doze meses com o objetivo principal de compreender as relações sociais que historicamente formaram a cidade de Boa Vista e suas influências no processo de ocupação do espaço que hoje a delimita, com os respectivos desdobramentos em conflitos socioambientais. “Durante o processo de execução do projeto, analisamos dados obtidos em fontes bibliográficas, documentais e em entrevistas não diretivas com pessoas de diferentes contextos sociais, destacando suas contribuições para a compreensão dos efeitos da colonialidade no desenho urbano de Boa Vista e em suas relações, além de refletir acerca do ordenamento espacial de Boa Vista a partir da perspectiva da experiência de vida de suas sujeitas e sujeitos subalternizados”, disse.

Ainda de acordo com a estudante, são boas as expectativas sobre a participação no Copene, que, nesta edição, tem como tema “A dimensão pública do racismo: desigualdades, reparação e equidade”. “Acredito que é desejo de todo pesquisador não apenas pesquisar, mas também compartilhar esse conhecimento adquirido. Agradeço ao Instituto Federal de Roraima (IFRR) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) o apoio, fundamental para a realização da pesquisa”, declarou.

ABPN – Fundada em novembro de 2000, a associação é uma organização sem fins lucrativos e apartidária. Destina-se à defesa da pesquisa acadêmico-científica e/ou de espaços afins, realizada prioritariamente por pesquisadores negros, sobre temas de interesse direto das populações negras no Brasil e sobre os demais temas pertinentes à construção e à ampliação do conhecimento humano e, igualmente, ao desenvolvimento sociopolítico e cultural da sociedade.

Copene – É o fórum da ABPN que congrega os associados em ações de articulação, divulgação, promoção, valorização e construção de uma agenda nacional voltada aos estudos africanos e afro-brasileiros, bem como de uma agenda internacional de cooperação e intercâmbio com importantes instituições e pesquisadores de diferentes partes do mundo.

Jornada Nacional de Iniciação Científica da ABPN – Ela compõe a programação do Copene e é destinada aos projetos de iniciação científica, concluídos ou em andamento, desenvolvidos por estudantes dos cursos de graduação das instituições de ensino brasileiras e por estudantes do ensino médio, nas suas diversas modalidades, vinculados aos programas de iniciação científica dessas instituições ou a secretarias de ensino, de forma particular, além de alunos negros e de outros que se dedicam aos estudos africanos e afro-brasileiros e que estão vinculados aos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Neabs), aos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) e a grupos correlatos.

Ascom/Reitoria

29/8/24