Os estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto Federal de Roraima (IFRR), presenciais e a distância, devem realizar o depósito do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Repositório Institucional do IFRR (RI/IFRR).
A orientação está no Ofício Circular 40/2025 do Gabinete da Reitoria, publicado nesta segunda-feira, 13. Ele reúne informações sobre o envio e o registro dos trabalhos acadêmicos, e pode ser acessado pelo link https://suap.ifrr.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/385966/.
De acordo com o documento, o depósito deve ser feito independentemente da natureza ou do formato do trabalho (artigo científico, monografia, dissertação, tese, produto educacional ou outro tipo de produção acadêmica). A medida busca padronizar e fortalecer os procedimentos de arquivamento e divulgação da produção técnico-científica desenvolvida nas unidades do instituto.
A Diretoria de Ensino e a de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, nos campi, já foram informadas e devem orientar estudantes e docentes sobre o processo, garantindo que o depósito seja realizado corretamente e dentro dos prazos institucionais. Em caso de dúvida ou necessidade de mais informações, a comunidade acadêmica deve buscar o apoio do bibliotecário na respectiva unidade.
Conforme a Resolução 733/2023, a Declaração de Nada Consta da Biblioteca — documento necessário para a colação de grau ou emissão do certificado — somente será emitida após o depósito do TCC no repositório e a regularização de eventuais pendências no sistema Pergamum.
RI/IFRR
O Repositório Institucional do IFRR tem como objetivo organizar, preservar e disponibilizar a produção técnico-científica da instituição. O espaço segue padrões internacionais de acesso aberto, permitindo o compartilhamento e a visibilidade das pesquisas realizadas por estudantes e servidores.
O repositório pode ser acessado pelo link https://repositorio.ifrr.edu.br/home.
Texto: Sofia Lampert
Revisão textual: Antonio Matos
Foto: tela inicial da plataforma
Ascom/Reitoria
17/10/2025