Estudantes do IFRR são destaque em campeonatos de xadrez

Publicado em 4 de Junho de 2024 às 10:01
Bruna Branco - JORNALISTA

Estudante do CBVZO representou o IFRR nos Jogos Escolares Brasileiros, em Aracaju

Xadrez no IFRR

O xadrez, jogo de tabuleiro, também é considerado um esporte. Exige dos jogadores paciência, estratégia, concentração e raciocínio lógico. Com treino e dedicação, o jogador pode tornar-se um grande enxadrista. No Instituto Federal de Roraima (IFRR), Izabelly Cristine Santiago, de 15 anos, estudante do 1º ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio no Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), foi destaque em competições nas últimas semanas.

Representando o IFRR, Izabelly alcançou o 2º lugar nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), ocorrido em Aracaju, Estado de Sergipe, nos dias 20 e 21 de maio. Ela, que é praticante de xadrez desde os 9 anos de idade, revela que foi uma experiência incrível participar desta edição do evento. “É sempre bom estar representando a escola e ser reconhecida por isso, ainda mais trazendo uma medalha. É como se todo meu esforço tivesse valido muito a pena”, contou.

Izabelly também foi destaque no Festival Regional Norte de Xadrez 2024, ocorrido em Boa Vista, de 28 de maio a 2 de junho. O evento foi realizado pela Federação Roraimense de Xadrez (Ferox), com apoio da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), e reuniu enxadristas de vários estados da Região Norte, entre eles Amazonas, Rondônia e Pará. A estudante conquistou o 1º lugar na categoria sub-16 feminina. “O xadrez faz parte de mim totalmente. É o esporte que mais amo. Pretendo continuar treinando para os torneios que vierem a seguir e representando a escola e o meu estado [...] Espero que, no ano que vem, tenha mais e que eu possa representar Roraima novamente”, declarou.

Athos Ian, estudante do curso Técnico de Eletrônica Integrado ao Ensino Médio no Campus Boa Vista (CBV), foi outro destaque no festival. Ele conquistou o 1º lugar na competição na categoria sub-16 masculina. Praticante do esporte há um ano, o aluno conta que no torneio enfrentou algumas dificuldades, mas que foram superadas. “Quando enfrentei jogadores de elite, tive dificuldade, mas, mesmo com as derrotas, aprendi que posso melhorar cada vez mais, enfrentando atletas de alto nível. A minha perspectiva no xadrez é melhorar e incentivar as pessoas a praticar esse esporte”, disse.

O estudante Athos Ian é um dos enxadristas promissores do IFRR

Segundo o professor do CBV Reginaldo Beltramini, a prática de xadrez ocorre todas as sextas-feiras, das 15h30 às 18h, no laboratório de matemática da unidade. “Essa atividade reúne alunos do CBV e do CBVZO, além de servidores e seus filhos. Durante essas sessões, os participantes têm a oportunidade de disputar partidas de xadrez e realizar estudos sobre o jogo, permitindo-lhes jogar, aprender e aprimorar suas habilidades”, explicou.

Para o docente, o xadrez é uma atividade que promove o pensamento estratégico, a concentração e o raciocínio lógico, sendo também uma excelente forma de socialização. “Não importa se você é um jogador experiente ou se está apenas começando a explorar esse fascinante jogo, todos são bem-vindos a participar”, concluiu.

4/6/24