Estudantes do IFRR se destacam em maratona de inovação e empreendedorismo

Publicado em 30 de Novembro de 2023 às 16:46
Autoria
Bruna Branco - JORNALISTA

Os alunos conquistaram o 2º lugar com o projeto Buscard, um cartão digital de ônibus

maratona sest-senat
maratona sest-senat

Um grupo de estudantes do Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (IFRR-CBVZO), alunos do curso Técnico Subsequente em Publicidade, foi destaque na Maratona de Inovação e Empreendedorismo no Transporte, promovida pelo Sest/Senat em parceria com o SEBRAE, que ocorreu de 23 a 25 de novembro, em Boa Vista.

A maratona proporcionou a oportunidade de reunir diversos segmentos, como transporte, design e programação, para propor soluções para a mobilidade urbana da capital Boa Vista. Os alunos conquistaram o 2º lugar com o projeto Buscard, um cartão digital de ônibus. Nele, o usuário realiza a recarga do vale-transporte por meio de Pix ou cartão de crédito, pois atualmente a recarga só é permitida de forma presencial, no terminal de ônibus, e o pagamento é aceito apenas em espécie. O aplicativo apresentado também oferece jogos educativos para distração do usuário.

Segundo um dos membros da equipe, o estudante Diandro Felipe, de 27 anos, a maratona foi de muito aprendizado, companheirismo e superação. “Depois de muito pensar em possíveis soluções e enfrentar dificuldades técnicas ou falta de viabilidade da proposta, nossa equipe decidiu optar por resolver um problema real que os membros já enfrentaram: a dificuldade para efetuar recargas da carteirinha de transporte. A partir disso, realizamos uma pesquisa on-line para validar se esse era um problema exclusivo nosso ou se outros usuários também já haviam enfrentado”, relatou Diandro.

Definido o problema, a equipe buscou uma solução aplicável em tempo hábil. “Pensamos imediatamente na carteirinha digital e partimos para pesquisas em outros estados para averiguar seu funcionamento, para então definir qual seria nosso grande diferencial. A solução era simples: possibilitar que o usuário comprasse a recarga de forma online, onde quer que estivesse, seja por Pix ou cartão de crédito”, explicou o estudante.

Para a equipe, a ideia resolveria a vida dos usuários em relação à recarga. No entanto, os estudantes concluíram que não bastava ser apenas um aplicativo para compra de recarga, mas que precisavam oferecer um benefício adicional ao usuário. “Foi então que lembramos que o tempo médio gasto em viagens de ônibus é de uma hora por viagem, e que muitas vezes, durante o percurso, nós, enquanto usuários, não conseguimos ser muito produtivos. Foi aí que surgiu a ideia de criar um jogo educativo sobre trânsito, que funcionasse offline e permitisse acumular pontos ou cashback na compra de novas recargas, ou vouchers de desconto em cursos de instituições parceiras”, contou.

Após a apresentação, os estudantes conquistaram o 2º lugar na maratona e receberam uma premiação no valor de R$ 750. O grupo também havia conquistado o 3º lugar no Hackathon AgroTech 2023, ocorrido na Expoferr, evento que reuniu programadores, desenvolvedores, engenheiros agrícolas, empreendedores e entusiastas da tecnologia para criar soluções inovadoras para o agronegócio. O prêmio foi de R$ 2 mil.

A equipe foi premiada em maratona realizada na Epoferr

Segundo o professor do CBVZO, Wilson Alves, que participou da maratona, a solução proposta neste hackathon foi a criação de uma aplicação web. Na primeira interface, é possível cadastrar agricultores e seus problemas no campo. “Na segunda interface, disponibilizamos um ambiente para o cadastro de engenheiros agrônomos, zootecnistas, médicos veterinários, gestores de agronegócios e demais especialistas, com foco em oferecer serviços para resolver os problemas listados pelos agricultores. Assim, temos de um lado os agricultores com seus problemas e, do outro, profissionais da área prontos para atender a essas necessidades. O aplicativo possibilita esse 'match' entre ambos”, revelou.

Ainda conforme Wilson, a participação de estudantes em eventos dessa natureza é de grande importância para a formação profissional deles. “Essas competições os fazem pensar fora da caixa, focando em problemas reais da sociedade. Estamos formando não apenas profissionais que serão colaboradores em empresas privadas ou na administração pública, mas também empreendedores inovadores que se destacarão em diversos setores do mercado. Nós, professores do IFRR, estamos preparando muito bem nossos estudantes para o mundo do trabalho”, concluiu o professor.

Para a estudante e membro da equipe, Adria Roth, de 18 anos, o sentimento é sempre de alegria e gratidão. “Temos um time que pensa junto, assim como eu, temos inovação e a vontade de melhorar a vida das pessoas. A premiação foi o resultado do nosso esforço de três dias seguidos nesse projeto. Eu conheci meus amigos de time no CBVZO, no curso de publicidade, e agradeço muito o apoio e reconhecimento que a instituição tem conosco”, disse entusiasmada.

Conforme a coordenadora do Curso Técnico em Publicidade, professora Tatyanne Costa, nas disciplinas do curso, a criatividade é muito explorada. “Os alunos precisam encontrar soluções criativas para possíveis problemas, e estamos muito orgulhosos dos resultados, pois é uma equipe muito boa, que na sala de aula demonstra desenvoltura, habilidades e perfil para a publicidade. Isso fica cada vez mais claro quando eles participam de um concurso e se destacam pela criatividade”, comentou a docente.

Ascom/Reitoria

30/11/23