A Reitoria do Instituto Federal de Roraima (IFRR) aderiu ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD) em 2022 e, no fim de 2024, passou a adotar a versão 2.0 do programa, também adotada por alguns campi da instituição. Para tornar mais claros os procedimentos necessários à adesão ao programa, foi realizado o mapeamento do processo de trabalho, representado em fluxograma. (Confira o documento aqui.)
Além disso, a equipe da Rede PGD do instituto elaborou um formulário eletrônico para que os servidores possam encaminhar dúvidas sobre a atual versão do programa. (Acesse o formulário aqui.) Os dados coletados na pesquisa servirão de base para a elaboração de um FAQ (sigla, em inglês, de Frequently Asked Questions, "Perguntas Frequentes", em português).
O mapeamento do processo de trabalho foi realizado pela servidora Adriene Silva do Nascimento, representante titular da Rede PGD, com o apoio do servidor Jean Carlos Araújo Costa, representante suplente. O documento também passou pela validação da instrutora do curso Gestão por Processos e Gestão de Riscos, Jorgehanny Barroso Tocantins, o qual foi ofertado por meio do Programa Facilita.
“As últimas alterações nas normas do Programa de Gestão e Desempenho geraram muitas dúvidas. Por esse motivo, foi elaborado o Plano de Comunicação do PGD com o objetivo de esclarecer questões relacionadas ao processo de inscrição e execução do programa no IFRR. Uma das ações previstas no plano é a divulgação do processo de trabalho mapeado e do link do formulário para o levantamento de dúvidas frequentes”, explicou Adriene.
Segundo a servidora, que também é diretora do Departamento de Governança e Gestão de Riscos (Degov), o processo de trabalho mapeado foi apresentado na 128ª Reunião do Colégio de Dirigentes (Coldi) do IFRR, realizada em 17 de fevereiro de 2025, recebendo a aprovação deste.
O diretor de Gestão de Pessoas do IFRR, Giovani Calerri, destacou a importância de manter a comunidade a par do modelo de trabalho adotado pela instituição. “O fluxograma dá visibilidade ao processo e contribui positivamente para a implementação do PGD 2.0”, afirmou.
Vinculado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), o Programa Facilita, conforme a coordenadora local, Soraya Gomes, contribui para a padronização e transparência das rotinas administrativas. De acordo com ela, o fluxograma do PGD 2.0 passará a integrar o portfólio do programa, podendo servir como referência para o mapeamento de outros procedimentos.
Saiba mais sobre o Facilita na página https://www.ifrr.edu.br/programas/facilita.
Texto: Sofia Lampert
Revisão textual: Antonio Matos
Fotos: integrantes do Facilita
Ascom/Reitoria
14/5/2025