O Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO/IFRR) realiza, nesta quarta, 13, mais uma edição do projeto Gestão Pública em Debate. O encontro terá como tema “O que sabemos? A Patrulha Maria da Penha e o trabalho realizado na proteção de mulheres em Boa Vista- RR”, com palestra ministrada por Jessyka dos Santos e mediação do professor Amarildo Ferreira.
Realizado no auditório do CBVZO, das 19h às 22h, o evento é aberto a estudantes, servidores e comunidade externa. As inscrições podem ser feitas pelo link https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao/1/770/. Os participantes receberão certificação.
Segundo o professor Amarildo Ferreira, esta edição do projeto, voltada à disciplina Administração Pública, busca conhecer ações desenvolvidas no contexto municipal de enfrentamento à violência de gênero. Ele esclarece que o momento é oportuno, pois a ação ocorre durante o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher e à divulgação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que, em 2025, completa 19 anos.
Ainda conforme o docente, a proposta é aproximar o conteúdo trabalhado em sala de aula das ações concretas no campo da administração pública, destacando como políticas e instrumentos legais contribuem para garantir segurança, dignidade e proteção às vítimas de violência doméstica e familiar.
PALESTRANTE – Jessyka dos Santos é graduada em Ciências Biológicas, pós-graduada em Gestão Pública Municipal pelo IFRR e em Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. É também mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF/UFRR) e atua como guarda civil municipal de Boa Vista, comandando a Patrulha Maria da Penha.
O Gestão Pública em Debate é idealizado pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do IFRR. Seu objetivo é ampliar o universo cultural e formativo dos estudantes, unindo teoria e prática para a atuação no setor público, de forma interdisciplinar, por meio de um ciclo permanente de palestras e discussões. Trata-se de uma realização do Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do IFRR, da Coordenação de Assistência Estudantil do CBVZO e do Epahei! – Grupo de Pesquisa em Etnopolítica, Pensamento Administrativo e História do Estado e das Instituições. Conta também com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF/UFRR) e do Amazonicidades – Observatório das Cidades, Vilas e Territórios Amazônicos.
Ascom/Reitoria
12/8/25