Grupo de pesquisa do IFRR participa de exposição na Casa BNDES durante a COP30

Publicado em 13 de Novembro de 2025 às 12:22

A exposição consiste em um grande mapa mosaico no qual serão dispostas fotografias e narrativas que retratam diferentes realidades urbanas presentes nos nove estados da Amazônia Legal.

Casa BNDES (site da instituição)
Casa BNDES (site da instituição)

O Grupo de Pesquisa em Etnopolítica, Pensamento Administrativo e História do Estado e das Instituições (Epahei!), do Instituto Federal de Roraima (IFRR), participará da exposição interativa AMAZONICIDADES – Mosaico de Realidades e Utopias Urbanas, que ocorrerá na Casa BNDES durante a COP30, no Complexo dos Mercedários, no centro histórico de Belém (PA), domingo, 16 de novembro.

O projeto Amazonicidades nasceu da coletânea dedicada ao contexto das cidades amazônicas produzida pelo Observatório Amazonicidades – coletivo de mais de cem pesquisadores do qual o Epahei! faz parte – e pelo Cultivar Cidades, projeto de utopia amazônica fruto de pesquisa contínua sobre territórios, narrativas e futuros urbanos na Amazônia. O projeto foi apresentado na 14ª Bienal de Arquitetura de São Paulo e é desenvolvido pelo Lab Igarité, estúdio de investigação e criação.

A exposição consiste em um grande mapa mosaico no qual serão dispostas fotografias e narrativas que retratam diferentes realidades urbanas presentes nos nove estados da Amazônia Legal. Essas imagens e relatos, originados das pesquisas publicadas nos três volumes da coletânea Amazonicidades, evidenciam a diversidade das cidades amazônicas. (Veja a matéria sobre o lançamento neste link).

As estações do mapa mosaico contarão com a presença de autoras(es) dos capítulos, moradoras(es) e artistas-performers convidados(as), que dialogarão com o público e aprofundarão a experiência, entre eles o coordenador do Epahei!, professor Amarildo Ferreira Júnior, do IFRR.

A exposição também contará com a Oficina de Utopias Urbanas Amazônicas, conduzida por Natália Figueredo (Cultivar Cidades), com a participação de Gabriela Bilá, designer multimídia e pesquisadora de cidades do futuro no MIT Media Lab. O objetivo da oficina é formular, de forma colaborativa, visões utópicas e alternativas de urbanidade para as cidades amazônicas, inspiradas por cosmopercepções locais, saberes tradicionais e diálogos interdisciplinares.

Casa BNDES

A Casa BNDES é um espaço cultural inaugurado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no centro de Belém para ser um ponto de encontro durante a COP30. Instalada no histórico Complexo dos Mercedários – edifício restaurado que integra a memória da formação da Amazônia –, a casa estará aberta ao público de 9 a 21 de novembro de 2025, com entrada gratuita.

Grupo Epahei!

Formado em 2019 e certificado pelo Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, o Grupo de Pesquisa em Etnopolítica, Pensamento Administrativo e História do Estado e das Instituições (Epahei!) desenvolve pesquisas e projetos de ensino e extensão interdisciplinares no campo das ciências sociais e humanas, investigando a formação do pensamento administrativo, a história do Estado e das instituições, e os processos etnopolíticos.

O grupo é coordenado pelo professor Amarildo Ferreira Júnior. O nome do coletivo é uma alusão à luta dos povos e comunidades em seus territórios, fazendo referência à saudação “Eparrei Iansã!”, dirigida ao orixá dos ventos e tempestades.

O Epahei! também integra o Laboratório de Pesquisa Turismo, Cultura e Meio Ambiente do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA (LabCultur/NAEA/UFPA) e participa de redes internacionais como a Rede de Pesquisadores de Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas da Pan-Amazônia (TPP Pan-Amazônia) e a Red de Patrimonio Cultural de Venezuela (Redpatrimonio.VE), o que evidencia seu compromisso com a internacionalização da pesquisa.

Seus membros também atuam ativamente em associações científicas de destaque, como a Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) e a Associação Brasileira de História Oral (ABHO).

Contatos com o grupo podem ser realizados pelo e-mail epahei@ifrr.edu.br.

Agenda de atividades do grupo de pesquisa na COP30

– Dia 16 de novembro (domingo), às 10 horas: lançamento da coletânea Amazonicidades no Pavilhão da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na Zona Verde da COP30.

– Dia 16 de novembro (domingo), das 16h às 22h: exposição interativa AMAZONICIDADES – Mosaico de Realidades e Utopias Urbanas, na Casa BNDES, no Complexo dos Mercedários.

– Dia 17 de novembro (segunda-feira), das 9h às 13h: lançamento da coletânea Amazonicidades na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Colaboração: Amarildo Ferreira Junior

Revisão textual: Antonio Matos

Publicação: Sofia Lampert

Foto: BNDES (disponível aqui)

Ascom/Reitoria

13/11/2025