Iniciou-se, nesta quinta-feira, 18 de setembro, o período de inscrições para servidores interessados em concorrer à recomposição da Comissão de Ética do Instituto Federal de Roraima. O prazo segue até 26 de setembro de 2025, e os candidatos devem realizar a inscrição exclusivamente pelo Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), no link https://suap.ifrr.edu.br/eleicao/inscricao/96.
O processo seletivo foi deflagrado pelo Edital 5/2025/GAB/IFRR, publicado no dia 15 de setembro. O chamamento é direcionado a docentes e técnicos administrativos do quadro permanente da instituição, que poderão se inscrever individualmente, expondo um texto de apresentação da candidatura para que os eleitores possam avaliar suas propostas e perfis.
Serão eleitos seis servidores, sendo três titulares e três suplentes, para um mandato de três anos. Eles serão regidos pelo artigo 11 da Resolução da Comissão de Ética Pública (CEP) 10/2008, que estabelece as normas de funcionamento e de rito processual para as comissões de ética. Terminado o processo eleitoral, os nomes escolhidos pela comunidade interna serão designados pela reitora para compor oficialmente a comissão.
A Comissão de Ética tem como função orientar e aconselhar servidores sobre a ética profissional no relacionamento interpessoal e no uso do patrimônio público, além de analisar condutas que possam configurar situações passíveis de censura. O colegiado atua em conformidade com legislações federais, incluindo o Decreto 6.029/2007, o Decreto 1.171/1994 e a Resolução 154/2014 do Conselho Superior do IFRR, que aprovou o regimento interno da comissão.
Dúvidas, pedidos de esclarecimentos ou demais demandas relacionadas ao processo devem ser encaminhadas ao e-mail eleicao.etica@ifrr.edu.br.
Confira o cronograma do processo:
15/9 – Publicação do edital
16/9 – Prazo para impugnação do edital
17/9 – Resultado da análise de recursos contra o edital
18 a 26/9 – Inscrições dos candidatos
29/9 – Divulgação dos inscritos
30/9 – Recurso contra a inscrição de candidatos
1/10 – Homologação da lista definitiva dos candidatos
2 a 6/10 – Eleição eletrônica pela comunidade interna
8/10 – Resultado preliminar
9/10 – Recurso contra o resultado preliminar
10/10 – Resultado final da consulta eletrônica
13/10 – Reunião de orientação por webconferência com os eleitos
14/10 – Envio dos nomes à Reitoria para homologação
15/10 – Publicação da portaria de composição da nova Comissão de Ética
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Ascom/Reitoria
16/9/2025