IFRR adere à Carta Brasileira do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas

Publicado em 16 de Outubro de 2025 às 10:29
Autoria
Sofia Lampert - RELACOES PUBLICAS

A adesão reforça o compromisso do IFRR com a sustentabilidade, a preservação do patrimônio cultural e a responsabilidade socioambiental

Foto Iocomos
Foto Iocomos

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) aderiu à Carta Brasileira do Patrimônio Cultural e Mudanças Climáticas, documento estratégico que propõe diretrizes para a proteção do patrimônio cultural diante dos impactos das mudanças climáticas. (Confira o documento em português aqui).

A iniciativa é resultado de processo colaborativo coordenado pelo Comitê de Mudanças Climáticas e Patrimônio do Icomos Brasil e pelo Comitê Brasileiro do Icom, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

A adesão do IFRR à carta, por meio de preenchimento de formulário específico, foi formalizada em agosto deste ano. Já a implementação das ações ficou de ser deflagrada a partir da divulgação da versão definitiva do documento, ocorrida em 7 de outubro de 2025.

Segundo o diretor do Departamento de Políticas de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Amarildo Ferreira Júnior, cujo setor é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propespi) do IFRR e ponto focal da adesão, o compromisso assumido implica a incorporação das orientações da carta nas políticas da instituição. "A adesão reforça o compromisso do IFRR com a sustentabilidade, a preservação do patrimônio cultural e a responsabilidade socioambiental. Além disso, alinha a instituição a políticas públicas nacionais e internacionais voltadas para a resiliência climática", declarou.

O gestor explicou ainda o que se pretende com esse compromisso assumido. "Por meio dessa adesão, o IFRR se compromete a incorporar as diretrizes da carta em suas políticas de pesquisa, pós-graduação e inovação, bem como de ensino e extensão, promovendo ações como divulgação do documento em eventos científicos e acadêmicos; inclusão do tema em editais de pesquisa e projetos de extensão; capacitações e workshops para discutir a relação entre patrimônio cultural e mudanças climáticas; entre outras", disse.

A carta está disponível em português, inglês e espanhol no site do Icomos, no endereço a seguir:

https://climateaction.icomos.org/en/news/brazilian-charter-on-cultural-heritage-and-climate-change/.

Sofia Lampert

Colaboração: Amarildo Ferreira Júnior

Revisão textual: Antonio Matos

Ascom / Reitoria

16/10/2025