IFRR certifica profissionais que irão atuar na criação de peixes em viveiros

Publicado em 13 de Agosto de 2024 às 17:23
Autoria
Bruna Branco - JORNALISTA

Curso oferecido pelo Campus Novo Paraíso (CNP), no sul de Roraima, faz parte do Pronatec-Bioeconomia

Curso FIC de Criador de Peixes em viveiros escavados
Curso FIC de Criador de Peixes em viveiros escavados

O Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR) certificou, nesta segunda-feira, 12, uma turma de estudantes do curso de formação inicial e continuada (FIC) Criador de Peixes em Viveiros Escavados. Ao todo, 25 novos profissionais receberam o certificado do curso, que teve carga horária de 200 horas.

Criador de Peixes em Viveiros Escavados – O curso visa formar profissionais, promovendo a construção de competências como habilidades, conhecimentos e comportamentos que atendam à demanda de mercado do setor, tendo corno princípio básico a criação de peixes em viveiros escavados.

Ao final da formação, os cursistas estão habilitados para criar peixes em viveiros escavados; identificar as várias espécies de peixes cultivadas e as características de cada cultivo; realizar manejo, classificação e despesca dos peixes; calcular e fornecer alimentação adequada ao sustento dos peixes, além de monitorar e intervir nos níveis e parâmetros da água, realizando a captura dos peixes.

Segundo a diretora-geral do CNP, professora Vanessa Rufino, a certificação dessa turma é muito importante. “O curso atendeu, de forma especifica, moradores da Vila Novo Paraíso. Certamente os formandos contribuirão com excelência, uma vez que essa área tem se expandido muito na região de Caracaraí. É uma satisfação estarmos certificando esses novos profissionais que vão atuar fazendo a diferença dentro desse arranjo produtivo na nossa região”, disse.

Pronaetec-Bioeconomia – O programa tem o objetivo de promover a articulação de parcerias entre o poder público, os pequenos agricultores, os agricultores familiares, os povos e as comunidades tradicionais e seus empreendimentos, além do setor empresarial, visando à promoção e à estruturação de sistemas produtivos baseados no uso sustentável dos recursos da sociobiodiversidade e do extrativismo.

Ascom/Reitoria

13/8/24