Moradores do Município de Bonfim e adjacências podem se programar para participar, no dia 15 de novembro, das 8h às 14h, do IFRR de Portas Abertas 2025, que será realizado pelo Campus Bonfim (CAB). A programação do evento será composta por três ações principais – o IF Comunidade, a Mostra Pedagógica e o Encontro de Egressos –, além da Feira de Empreendedorismo.
Será um evento voltado à integração entre o instituto e a comunidade, com atividades que valorizam o conhecimento, a inovação, o empreendedorismo e as experiências educativas. Durante seis horas, o campus estará aberto para receber estudantes, egressos, parceiros e a população em geral, promovendo um ambiente de aprendizado coletivo e troca de saberes.
O IF Comunidade, uma das atrações, apresentará à sociedade os projetos e programas que fortalecem a integração entre ensino, pesquisa e extensão. O público poderá conhecer as ações desenvolvidas pelos estudantes e professores, como os projetos de pesquisa (Pibict) e de extensão (Pbaex, Pipex e Partiu IF), além de assistir a apresentações orais sobre a curricularização da extensão no curso superior de Tecnologia em Gestão Pública.
'

Também haverá a divulgação dos cursos ofertados pelo campus, nas modalidades técnica, superior e de formação inicial e continuada. Com o objetivo de incentivar o protagonismo e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, o evento contará ainda com a Feira de Empreendedorismo, um espaço para os estudantes do campus comercializarem produtos alimentícios, fortalecendo práticas sustentáveis de geração de renda.
Além disso, o público poderá prestigiar a Mostra Pedagógica, um espaço de exposição dos projetos de ensino desenvolvidos, ao longo do ano, pelos estudantes, sob a orientação de professores. O objetivo é destacar práticas inovadoras que aproximam teoria e prática e que promovem o protagonismo estudantil. Entre os projetos apresentados estarão as Olimpíadas do Conhecimento de Administração, Dicas de Orçamento, Pesquisa sobre o Comércio Local do Bonfim, além de ações vinculadas ao Programa Inova IFRR, como os 1ºs Jogos Internos dos Estudantes, o Projeto Agrofloresta e o Projeto Internacionalização, este último marcado pela recente visita técnica à Guiana, que fortaleceu a cooperação educacional na fronteira.
Outra ação que integra o evento é o Encontro de Egressos, em que ex-estudantes do Campus Bonfim estarão reunidos em um momento especial de reencontro e celebração das suas trajetórias de formação na unidade. A programação incluirá dinâmicas e a Roda de Conversa Trajetórias e Conquistas, na qual os egressos compartilharão experiências, desafios e conquistas após a formação. A atividade reforça o vínculo entre o IFRR e aqueles que ajudaram a construir a história da instituição.
O diretor-geral do Campus Bonfim, Tomás Armando del Pozo Hernandez, explica que, com a programação diversificada e aberta ao público, o IFRR de Portas Abertas 2025 proporcionará à comunidade mais uma oportunidade de conhecer de perto o trabalho desenvolvido na unidade de ensino. “Mais do que abrir as portas da instituição, o evento simboliza a nossa abertura ao diálogo, à troca de experiências e ao fortalecimento dos laços com a comunidade”, afirmou.
AUTONOMIA
A realização do evento marca um momento de consolidação do Campus Bonfim, que, em 17 de janeiro de 2025, deixou de ser um campus avançado e passou a ter autonomia administrativa e pedagógica, tornando-se oficialmente uma unidade plena do IFRR, conforme a Portaria 34/2025. Essa mudança permitiu a ampliação da oferta de cursos e o fortalecimento das ações institucionais na região. Além de cursos concomitantes e subsequentes, bem como do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, a partir dessa transformação, o campus passou a ofertar ensino médio técnico regular integrado ao ensino médio, atendendo a uma demanda crescente por formação profissional e acadêmica no interior do estado.
Atualmente, o CAB conta com 287 estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e no superior, e sua atuação alcança diferentes municípios de Roraima, entre eles Bonfim, Normandia, Uiramutã, Cantá, Boa Vista, Mucajaí, Caracaraí e Amajari, com turmas presenciais e na modalidade educação a distância (EAD).
A unidade oferece cursos de nível técnico e superior no eixo Gestão e Negócios, ampliando as possibilidades de formação para quem busca atuar no serviço público e na gestão de políticas locais. Além disso, oferta cursos técnicos nos eixos Recursos Naturais e Comunicação e Informação. Em 2025, iniciou a primeira turma do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Em 2026, essa oferta será ampliada, incluindo o curso Técnico em Agropecuária.
Também a unidade mantém uma programação permanente de cursos de formação inicial e continuada (FIC), que contribuem para a qualificação profissional e o fortalecimento da economia local, tais como Auxiliar Pedagógico; Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros; e Agricultor Familiar. Esses cursos permitem o acesso rápido à formação e ao desenvolvimento de competências voltadas às necessidades produtivas e sociais das comunidades atendidas.
'
Ascom/Reitoria
Rebeca Lopes
Fotos: Divulgação
12/11/2025