IFRR inicia o ano letivo com Encontros Pedagógicos em suas unidades

Publicado em 30 de Janeiro de 2025 às 11:31
Autoria
Bruna Branco - JORNALISTA

Os encontros reforçam o compromisso da instituição com a excelência na formação acadêmica e profissional

Encontros Pedagógicos 2025
Encontros Pedagógicos 2025

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) dará início ao ano letivo de 2025.1 com uma série de encontros pedagógicos em suas unidades educacionais. Os eventos reúnem professores, gestores, servidores e demais profissionais da educação com o objetivo de aprimorar as práticas pedagógicas e garantir qualidade e inclusão na educação profissional e tecnológica.

Dos cinco campi da instituição, quatro promovem seus encontros já na próxima semana. O Campus Amajari (CAM), localizado no norte do estado, realiza seu encontro pedagógico na próxima segunda-feira, 3. A programação inclui a apresentação dos novos servidores empossados, um “Café com Letras” e uma palestra motivacional com Willian Rodrigues, intitulada “Incluir para motivar na educação profissional”. Willian é especialista em neuropsicologia e trabalha com administração de empresas, palestras motivacionais, avaliação neurológica (infantil, adulta) e docência no ensino superior. O evento ocorrerá, durante todo o dia, na biblioteca do campus. Interessados devem se inscrever por meio do link disponível aqui.

Já o Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) terá dois dias de encontro, com o tema “Ensino, aprendizagem e inclusão: perspectivas para a educação profissional e tecnológica”. O evento ocorrerá no auditório da unidade, com início no dia 3. Na programação do primeiro dia está a palestra “Teorias de ensino e aprendizagem e perspectiva inclusiva: contribuições para a educação profissional e tecnológica”, mediada pela professora Lana Cristina Barbosa de Melo. Ainda no dia 3, ocorrerá a oficina “Discutindo a construção do plano de ensino na perspectiva inclusiva”.

No dia 4, o CBVZO oferecerá a oficina “Gestão e mediação de conflitos no ambiente escolar”, além da roda de conversa “Gestão e mediação de conflitos interpessoais no ambiente de trabalho”. Interessados devem se inscrever pelo link: https://suap.ifrr.edu.br/eventos/inscricao/1/446.

Nos dias 3 e 4, será a vez do Campus Bomfim (CAB) realizar seu encontro. Com o tema "Planejamento de Ensino: Estratégias e Conexões para Diversas Formas de Oferta na Educação Profissional e Tecnológica", o evento traz, no primeiro dia, a palestra “O professor EBTT: perfil e atuação no contexto da educação profissional e tecnológica (EPT)”, com a palestrante Maria Neusa Lima.

No mesmo dia, os participantes seguem com atividades práticas, como o mapeamento das atribuições do professor EBTT. Já na parte da tarde, será ministrada a oficina "Do Planejamento à Prática: Estratégias para Diferentes Formas de Ensino.” A programação encerra-se no dia 4, com almoço compartilhado, reunião com a direção-geral e reunião com as coordenações.

Segundo a diretora de Ensino do CAB, Claudete Santos, essa edição tem o objetivo de possibilitar uma reflexão sobre o planejamento de ensino como um instrumento essencial para a organização e execução de processos de ensino-aprendizagem, especialmente na educação profissional e tecnológica (EPT). Uma característica marcante da EPT é sua diversidade de formas de oferta, como cursos técnicos, tecnológicos, formações continuadas, educação integrada e programas de ensino a distância. Cada uma dessas modalidades exige estratégias pedagógicas específicas que dialoguem com as demandas dos estudantes e o contexto socioeconômico. Sendo assim, o planejamento deve ser visto como um guia estratégico que pode ser constantemente revisado e ajustado.

"Estamos muito felizes com a mudança de tipologia do campus, pois isso possibilita maior capacidade e diversidade de oferta, como cursos técnicos, tecnológicos, EAD e cursos de formação continuada. Dessa forma, é possível promover conexões entre os saberes acadêmicos, profissionais e culturais, colocando o estudante no centro do processo, valorizando seu protagonismo e cumprindo o nosso papel de preparar cidadãos críticos, éticos e capazes de enfrentar os desafios de um mercado de trabalho em constante transformação”, disse Claudete.

No sul de Roraima, o Campus Novo Paraíso (CNP) realizará seu encontro pedagógico nos dias 6 e 7 de fevereiro, abordando o tema “Teoria e Prática: Reflexões sobre ensino e aprendizagem no contexto do IFRR/Campus Novo Paraíso”. O objetivo da 20ª edição do encontro é dialogar sobre teoria e prática como mecanismos pedagógicos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional e tecnológica.

Na programação do primeiro dia estão previstas duas palestras. Na parte da manhã, a psicóloga Cristiane Nascimento falará sobre “O cuidado com a saúde mental no contexto educacional”. À tarde, a mediadora Alessandra Peternelli abordará o tema “Teoria e prática: reflexões sobre ensino e aprendizagem na educação profissional e tecnológica”.

Para o segundo dia de evento, o CNP oferecerá três oficinas: “IFMaker como recurso didático no contexto da aprendizagem”, com os mediadores Viviane Paludo Schultz e Carlos Henrique; “Laboratório de solos: da sala de aula à experimentação”, mediada por Leidiane do Nascimento Alves; e “Laboratório de biologia: abordagem multidisciplinar no Ensino Técnico”, com o mediador Rodrigo de Barros Feltran. Para encerrar a programação, ocorrerá a roda de conversa “Aula Prática: um incentivo para a promoção da interatividade intelectual, física e social dos estudantes”. Colaboradores do CNP devem se inscrever por meio do link disponível aqui.

O último encontro será realizado no Campus Boa Vista (CBV), agendado para o dia 12 de março. A programação ainda está sendo finalizada.

Os encontros não apenas promovem a troca de experiências entre os profissionais do IFRR, mas também reforçam o compromisso constante da instituição com a excelência na formação acadêmica e profissional. As atividades previstas visam impulsionar um semestre repleto de aprendizado significativo e inovação.

Cronograma dos Encontros Pedagógicos

Ascom/Reitoria
30/1/25