O Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio do Campus Boa Vista, publicou o edital de oferta gratuita da pós-graduação lato sensu em Transformação Digital na Saúde: Estratégias e Inovação para a Saúde 4.0. São ofertadas 30 vagas para o curso, que tem como público-alvo profissionais graduados nas áreas de saúde e de tecnologia da informação.
As inscrições devem ser realizadas de 5 a 19 de agosto de 2025, exclusivamente pelo endereço eletrônico https://sgc.ifrr.edu.br. A seleção será feita por análise curricular, conforme os critérios estabelecidos no Edital 3/2025, disponível no mesmo portal. O resultado final será divulgado no dia 1.º de setembro, e as matrículas, on-line, ocorrerão de 5 a 14 de setembro.
Conforme o edital, o curso tem como objetivo principal qualificar profissionais das áreas de saúde, tecnologia e gestão para atuarem no contexto da Saúde 4.0, por meio do domínio de tecnologias emergentes, ferramentas digitais, inovação em processos e soluções voltadas à modernização dos serviços de saúde pública e suplementar.
Com carga horária de 390 horas, a especialização será oferecida na modalidade presencial, com até 30% das atividades em formato EAD. A duração será de até 18 meses, incluindo a orientação e a entrega do trabalho de conclusão de curso (TCC). As aulas serão no período noturno e/ou nos fins de semana, proporcionando flexibilidade para quem já está no mercado de trabalho.
O curso integra o Programa Prioritário Indústria 4.0 e Modernização Industrial, executado pelo IFRR, em parceria com o Centro Internacional de Tecnologia de Software do Amazonas (Cits Amazonas), com R$ 1,7 milhão de recursos, geridos pela Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (FAIFCE).
Do valor total do projeto, R$ 350 mil serão destinados à aquisição de equipamentos e materiais para a criação de um laboratório de tecnologia da informação em saúde digital. O espaço será instalado no Campus Boa Vista e servirá de apoio às atividades práticas e aos estudos científicos desenvolvidos pelos alunos da pós-graduação.
'
Ascom/Reitoria
Rebeca Lopes
Foto: IFRR
4/8/2025